Assistência à saúde do homem transgênero durante o ciclo gravídico puerperal: Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8566-8577

Palavras-chave:

Pessoas Transgênero, Gravidez, Assistência Integral à Saúde

Resumo

Objetivo: Identificar a produção científica acerca da assistência à saúde do homem transgênero durante o ciclo gravídico puerperal. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, em abril de 2022, nas bases de dados: Scopus, Web of Science, PubMed Central, Embase e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, sem delimitação de intervalo temporal para a pesquisa. Resultados: Após aplicação dos critérios de elegibilidade, nove artigos foram incluídos na amostra final. A maior parte dos estudos foi publicada nos anos de 2020 (22,2%) e 2015 (22,2%), prevaleceram os estudos transversais (44,4%) e todos estavam escritos na língua inglesa. Conclusão: O estudo da literatura evidenciou que a assistência à saúde dos homens transgênero engloba diversos desafios como a falta de competência profissional, receio de receber tratamento transfóbico, ausência de orientações e escassez de evidências científicas para as necessidades de saúde desse público.

Biografia do Autor

Larissa Beatriz Francisca de Souza

Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal (RN), Brasil.

Renata Marinho Fernandes

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Natal (RN), Brasil.

Leíza Melo Sousa

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Mestranda em Práticas de Saúde e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal (RN), Brasil.

Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora adjunto A do Departamento de Enfermagem da UFRN, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGENF) da UFRN. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRN. Natal (RN), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Francisca de Souza, L. B., Marinho Fernandes, R., Melo Sousa, L., & da Conceição Dias Fernandes, M. I. (2022). Assistência à saúde do homem transgênero durante o ciclo gravídico puerperal: Uma revisão integrativa. Nursing (Edição Brasileira), 25(292), 8566–8577. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8566-8577

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos