Saúde na escola: Parasitoses intestinais em adolescentes e medidas de biossegurança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8498-8509

Palavras-chave:

Adolescentes, Doenças parasitárias, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar o impacto de ações educativas como medida de prevenção das enteroparasitoses em adolescentes escolares. Método: Trata-se de um estudo retrospectivo de análise qualitativa e caráter descritivo, realizada com informações pregressas coletadas em uma escola da rede estadual no município de Camaragibe. A avaliação do conhecimento pré e pós da ação educativa, foi realizada através das Técnicas de análise de conteúdo e do Sujeito Coletivo. Resultados: Os resultados obtidos demonstram que a temática é de grande relevância. No transcurso da pesquisa houve uma mudança significativa no modo de pensar e agir dos educandos envolvidos, mudança de hábitos e interesse com relação a higienização pessoal, dos alimentos, transmissão, prevenção e biossegurança dentro da comunidade onde estão inseridos. Conclusão: Ações educativas como essas, são imprescindíveis na comunidade escolar e adjacentes. Contudo o uso de metodologias educativas para ações profiláticas, voltadas para esta temática não é efetiva nas políticas de saúde pública.

Biografia do Autor

Edvãnea do Nascimento Leite

Enfermeira, Universidade Tirandentes - UNIT, Departamento de Enfermagem. Recife, Brasil.

Joemia Maria de Lima

Enfermeira, Universidade Tirandentes - UNIT, Departamento de Enfermagem. Recife, Brasil.

Priscila Nilma Rodrigues de Albuquerque Soares

Enfermeira, Universidade Tirandentes - UNIT, Departamento de Enfermagem. Recife, Brasil.

Andrea Rosane Sousa Silva

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Educação em Saúde pela Universidade de Pernambuco, Departamento de Enfermagem. Recife, Brasil.

Matheus Vinicius Barbosa da Silva

Graduando em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Departamento de Enfermagem. Vitória, Brasil.

Amanda de Oliveira Bernardino

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco – UPE, Departamento de Enfermagem. Recife, Brasil.

Waldemar Brandão Neto

Enfermeiro, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco, Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco Recife, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

do Nascimento Leite, E., Maria de Lima, J., Rodrigues de Albuquerque Soares, P. N., Sousa Silva, A. R., Barbosa da Silva, M. V., de Oliveira Bernardino, A., & Brandão Neto, W. (2022). Saúde na escola: Parasitoses intestinais em adolescentes e medidas de biossegurança. Nursing Edição Brasileira, 25(292), 8498–8509. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i292p8498-8509

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos