Vivências sobre violência obstétrica: Boas práticas de enfermagem na assistência ao parto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i291p8242-8253

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Parto Humanizado, Saúde da Mulher, Violência Obstétrica

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou compreender o papel dos enfermeiros na prevenção da violência obstétrica no parto. Método: Pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se do método estudo de campo, realizada em um hospital público do Brasil, contando com a participação de 10 enfermeiros. Foi realizada uma entrevista estruturada, onde os dados obtidos foram investigados por meio da análise de conteúdo de Minayo. A pesquisa obedeceu às normas da Resolução 466/12, que trata das pesquisas com seres humanos. Resultados: A análise dos dados resultou em categorias que possibilitaram discutir o enfrentamento da violência, os papéis profissionais e as ferramentas que possibilitam a execução de boas práticas no parto. Conclusão: O estudo reforça a necessidade de se criar um elo sólido entre os profissionais de saúde e as parturientes, bem como, levanta a importância da educação em saúde e educação permanente para as boas práticas assistenciais.

Biografia do Autor

David Ederson Moreira do Nascimento

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS); Residente em Traumatologia e Ortopedia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE); Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Especialista em Obstetrícia e Neonatologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS); Especialista em Docência do Ensino Básico e Superior pela Faculdade Estratego (ESTRATEGO); Especialista em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Jessiane Caetano Barbosa

Acadêmica de Enfermagem pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS).

Bruno Barreto Isaías

Acadêmico de Medicina pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Renato Bruno Holanda Nascimento

Acadêmico de Medicina pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Emmanuel Martins Fernandes

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN); Mestrando em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialista em Controle de Infecção em Assistência à Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialista em Enfermagem Clínica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialista em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Especialista em Docência do Ensino Superior e Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Raimundo Tavares de Luna Neto

Enfermeiro graduado pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestre emTelessaúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professor naUniversidade Regional Cariri (URCA), no Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) e no Instituto de Educação Médica de Iguatu (IDOMED/ESTÁCIO).

Marina Pessoa de Farias Rodrigues

Enfermeira graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC); Professora no Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) e na Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Moreira do Nascimento, D. E., Caetano Barbosa, J., Barreto Isaías, B., Holanda Nascimento, R. B., Martins Fernandes, E., Tavares de Luna Neto, R., & de Farias Rodrigues, M. P. (2022). Vivências sobre violência obstétrica: Boas práticas de enfermagem na assistência ao parto. Nursing (Edição Brasileira), 25(291), 8242–8253. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i291p8242-8253

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos