Infecção de feridas pós-cesáreas e os cuidados de enfermagem: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8207-8220

Palavras-chave:

Cesárea, Infecção da Ferida Cirúrgica, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Averiguar mediante a literatura cientifica a associação entre a infeccção de ferida pós-cesárea e os cuidados de enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa. Realizou-se a busca por artigos; com delimitação nos últimos 5 anos; em português, inglês e espanhol; disponíveis na íntegra. Nas plataformas de dados: BDENF, DOAJ, LILACS, MEDLINE, SciELO, SCOPUS e Web of Science. Resultados: Os dados foram organizados e apresentados em figuras e tabelas. Dos 71 estudos encontrados, 1 estava disponível na BDENF, 2 na DOAJ, 1 na LILACS, 28 na MEDLINE, 2 na SciELO, 28 na SCOPUS e 9 na Web of Science. Contudo, após a leitura permaneceram apenas 6 estudos. Conclusão: Observou-se que a infecção de ferida pós-cesárea se relaciona aos cuidados pré, durante e pós-parto. Evidência-se a necessidade de capacitação da enfermagem e da implantação de protocolos de ação para padronizar e alinhar a assistência, fornecendo subsídios para a assistência puerperal da mulher.

Biografia do Autor

Elízia Victória Silva dos Santos

Pós-graduanda em Saúde da Mulher, Obstetrícia e Ginecologia pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas (CEPEM). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Sophia Lorena do Nascimento Pinheiro

Enfermeira (egressa) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Monalyza Beatriz Alves de Almeida

Pós-graduanda em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Triógica Nossa Senhora de Todos os Povos. Pós-graduanda em MBA de Gerenciamento e Auditoria em Serviços e Sistemas de Saúde pela Faculdade IDE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Tânia Elizabete Siqueira da Silva

Enfermeira (egressa) pela Faculdade de Olinda (Facottur). Olinda, Pernambuco (PE), Brasil.

Darley Rodrigues da Silva

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Enfermagem Obstetrícia na modalidade Residência pela Faculdade Nossa Senhora das Graças (FENSG)/UPE. Sanitarista na modalidade de Residência pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/UPE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Como Citar

Silva dos Santos, E. V., do Nascimento Pinheiro, S. L., Alves de Almeida, M. B., Siqueira da Silva, T. E., Rodrigues da Silva, D., & Rodrigues da Silva, L. S. (2022). Infecção de feridas pós-cesáreas e os cuidados de enfermagem: uma revisão de literatura. Nursing Edição Brasileira, 25(290), 8207–8220. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8207-8220

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos