Intervenções de enfermagem no cuidado aos pacientes portadores de arritmias cardíacas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8183-8194

Palavras-chave:

Arritmia Cardíaca, Cuidados de Enfermagem, Assistência de Enfermagem

Resumo

Objetivo: as arritmias cardíacas acometem mais de 20 milhões de brasileiros, desse modo, o presente estudo objetiva realizar um levantamento sobre as intervenções de enfermagem diante de um quadro de arritmia em ambiente hospitalar. Método: trata-se de revisão integrativa de literatura de caráter descritivo, realizada entre janeiro e fevereiro de 2022. Por meio de buscas na biblioteca virtual de saúde BVS (Lilacs, Medline, BDEnf, IBECs, PAHO) e Scielo BDenf de artigos publicados nos últimos 5 anos. Resultados: os enfermeiros têm aptidão para identificar anormalidades no ritmo cardíaco. A compreensão das complicações pós-operatórias contribui para a elaboração de um plano de cuidado mais eficaz. As intervenções de enfermagem devem ser pautadas no monitoramento da arritmia, bem como orientação sobre o uso dos antiarrítmicos e esclarecimento de dúvidas sobre a doença. Conclusão: é imprescindível a atuação do enfermeiro na assistência a pacientes com arritmias cardíacas, o qual necessitam monitorar os sinais vitais para determinar o efeito hemodinâmico de tal problema cardíaco, manter uma atitude tranquilizadora e compartilhar informações sobre a patologia e seu tratamento.

Biografia do Autor

Jessica dos Santos Araújo

Graduanda de Enfermagem/ Universidade Estácio de Sá, Niterói, RJ, Brasil.

Wanessa Oliveira de Abreu

Graduanda de Enfermagem/ Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, UNIFTC, Salvador, BA, Brasil.

Jeane Santos dos Santos

Graduanda de Enfermagem/ Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, UNIFTC, Salvador, BA, Brasil.

Jorge Luiz Lima da Silva

Docente. Doutor em Saúde Pública Ensp/ Fiocruz. Dept. Materno-infantil e Psiquiatria Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Como Citar

dos Santos Araújo, J., Oliveira de Abreu, W., Santos dos Santos, J., & Lima da Silva, J. L. (2022). Intervenções de enfermagem no cuidado aos pacientes portadores de arritmias cardíacas. Nursing (Edição Brasileira), 25(290), 8183–8194. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8183-8194

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos