Transição do cuidado da atenção terciária para a atenção primária: Revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8173-8182

Palavras-chave:

Transição para Assistência do Adulto, Atenção Primária à Saúde, Continuidade da Assistência ao Paciente

Resumo

Objetivo: descrever, com base na literatura, quais as estratégias utilizadas na transição do cuidado de usuários do hospital para a atenção primária. Método: trata-se de revisão integrativa realizada a partir de coleta de artigos publicados entre 2016 e 2020 nas bases de dados LILACS, MEDLINE, por meio da PubMed, e Sci-Verse Scopus. Foram selecionados 13 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Resultados: estratégias descritas na literatura, envolvem a ação multidisciplinar, com destaque para a atuação do enfermeiro. Compreendem ações de transição do cuidado, planejamento de visitas e consultas. Conclusão: são estratégias apontadas na literatura para a transição do cuidado: clínica de transição com equipe de atenção primária; cronograma estruturado para visitas domiciliares; avaliação clínica e social; clínicas de cuidado transitório; programa de coordenação do cuidado.

Biografia do Autor

Mariana Martins dos Santos

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem nível Mestrado Profissional, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Brenda Carvalho Peradotto

Graduanda em Enfermagem, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Vania Celina Dezoti Micheletti

Enfermeira, Doutora em Ciências Pneumológicas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Patrícia Treviso

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

Martins dos Santos, M., Carvalho Peradotto, B., Dezoti Micheletti, V. C., & Treviso, P. (2022). Transição do cuidado da atenção terciária para a atenção primária: Revisão integrativa da literatura. Nursing (Edição Brasileira), 25(290), 8173–8182. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8173-8182

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos