Fatores associados a candidíase vaginal em gestantes: O que exibem as publicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8151-8162

Palavras-chave:

Candidíase, Gestação, Prevalência, Fatores de risco

Resumo

Objetivo: analisar os fatores associados a candidíase vaginal em gestantes. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizado na PubMed. Utilizou-se os descritores: “pregnant women”, pregnancy, candidiasis, “candidiasis, vulvovaginal”. Foram selecionados ao final 07 estudos e o período de busca aconteceu entre os meses de novembro a dezembro de 2021. Resultados: a candidíase vulvovaginal teve uma média da prevalência geral de candidíase foi de 51,71% dos casos mencionados nos estudos. Dentre as manifestações clínicas da candidíase, destaca-se o corrimento alterado, prurido intenso, disúria, irritação ou queimação e dor pélvica Conclusão: A Candida albicans foi a cepa de levedura mais frequentemente identificada, mas, outras espécies também foram descritas, como a C. krusei, C.glabrata, Candida parapsilosis e C. tropicalis. A candidiasé não é letal, mas os sintomas podem definir o diagnóstico clínico da candidíase, na gestação o diagnóstico precoce norteia o tratamento eficiente e contribui para a melhora do prognóstico da gestante.

Biografia do Autor

Débora Lorena Melo Pereira

Enfermeira. Universidade Federal do Maranhão. Discente da Pós-graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão. Caxias, Ma.

Bruna Lopes Bezerra

Enfermeira pela Universidade Estadual do Maranhão. Caxias, Ma.

Bruna de Castro Cruz Machado

Graduando em enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Caxias, Ma.

Gabriel Rodrigues Côra

Graduando em enfermagem pela UniFacema. Caxias, Ma.

Luciana Magna Barbosa Gonçalves de Jesus

Enfermeira. Especialista em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês.

José de Ribamar Ross

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP. Caxias, Ma.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Como Citar

Melo Pereira, D. L., Bezerra, B. L., de Castro Cruz Machado, B., Rodrigues Côra, G., Barbosa Gonçalves de Jesus, L. M., & de Ribamar Ross, J. (2022). Fatores associados a candidíase vaginal em gestantes: O que exibem as publicações. Nursing (Edição Brasileira), 25(290), 8151–8162. https://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i290p8151-8162

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos