Determinantes da assistência materno-infantil segura a luz de evidências cientí­ficas: uma revisão integrativa

Autores

  • Camila Padovani
  • Juan Pomin Frutos da Silva
  • Letí­cia Silva Dantas
  • Leidyani Karina Rissardo
  • Marcos Benatti Antunes
  • Sandra Marisa Pelloso

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2018v21i247p2524-2530

Palavras-chave:

enfermagem, segurança do paciente, obstetrí­cia

Resumo

Objetiva-se identificar fatores que promovam falhas no cuidado obstétrico e comprometam a segurança da gestante e
do bebê. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados: MEDLINE, LILACS, BDENF, no perí­odo de janeiro de 2006 a janeiro de 2016 com uso das palavras-chaves: "enfermagem", "segurança do paciente", "obstetrí­cia" e "maternidade". Foram selecionados oito estudos elegí­veis. A análise dos artigos resultou nas categorias: Comunicação interpessoal e trabalho em equipe no cuidado obstétrico e práticas e condutas que afetam a assistência segura í  saúde materna e perinatal. Conclui-se que para um cuidado seguro, é necessário cuidados respaldados pelas técnicas fundamentadas na literatura em conjunto ao comprometimento profissional e visão holí­stica do paciente, para que possa oferecer uma assistência materno-infantil segura.

Biografia do Autor

Camila Padovani

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira Obstetra da Feminiclinica. Maringá, PR.

Juan Pomin Frutos da Silva

Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Maringá, PR.

Letí­cia Silva Dantas

Especialista em Nefrologia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Gerente Clí­nica de Inovação no Laboratório de Insumos Farmacêuticos Estéreis (LIFE). Porto Alegre, RS.

Leidyani Karina Rissardo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Maringá, PR.

Marcos Benatti Antunes

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Maringá, PR. Autor correspondente.

Sandra Marisa Pelloso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR.

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

Padovani, C. ., Pomin Frutos da Silva, J. ., Silva Dantas, L. ., Karina Rissardo, L. ., Benatti Antunes, M. ., & Marisa Pelloso, S. . (2018). Determinantes da assistência materno-infantil segura a luz de evidências cientí­ficas: uma revisão integrativa. Nursing (Edição Brasileira), 21(247), 2524–2530. https://doi.org/10.36489/nursing.2018v21i247p2524-2530

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos