Metodologias ativas e o ensino tecnicista na saúde: a prática docente

Autores

  • Raquel Martins Ferraz Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA.
  • Meline Rossetto Kron-Rodrigues Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado e Doutorado Universidade Univeritas (UNG) Guarulhos.
  • Henrique Martins Galvão Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA.
  • Cláudia Lysia de Oliveira Araújo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA.

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i281p6355-6367

Palavras-chave:

Educação Profissionalizante, Educação em Saúde, Estudos de Avaliação como Assunto, Docentes, Design de Software

Resumo

Objetivo: Caracterizar a percepção do docente sobre as metodologias ativas utilizadas na educação profissional da área da saúde, bem como, desenvolver um prospecto de aplicativo para dispositivos móveis com conteúdo voltado ao ensino ativo. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo-ação, de natureza qualitativa em uma Instituição Escolar Vale do Paraíba, a coleta deu-se em Maio 2019 a amostra foi determinada por conveniência. Resultados: A estratégia que o professor utiliza para desenvolver um conteúdo é o instrumento mais importante para alcançar os objetivos a que se propõe. Entretanto, não existe um método pedagógico universal, e sim uma infinidade de recursos ou ferramentas que o mesmo lança mão para mediar o processo ensino. Conclusão: O papel do professor, enquanto facilitador no processo de ensino-aprendizagem é fundamental no sentido de abrir-se e adequar-se às novas demandas.

Biografia do Autor

Cláudia Lysia de Oliveira Araújo, Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação – Mestrado Profissional do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA.

 

 

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Raquel Martins Ferraz, Meline Rossetto Kron-Rodrigues, Henrique Martins Galvão, & Cláudia Lysia de Oliveira Araújo. (2021). Metodologias ativas e o ensino tecnicista na saúde: a prática docente . Nursing (Edição Brasileira), 24(281), 6355–6367. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i281p6355-6367

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos