Perfil epidemiológico dos casos confirmados de infecção por COVID-19 no estado de Minas Gerais

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil
  • Adélia Dayane Guimarães Fonseca Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Edna de Freitas Gomes Ruas Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
  • Carolina dos Reis Alves Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros, MG, Brasil.
  • Simone Guimarães Teixeira Souto Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.
  • Cláudio Luís de Souza Santos Enfermeiro, Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i281p6335-6346

Palavras-chave:

Infecções por coronavírus, Epidemias, Prevenção de doenças, Controle de doenças transmissíveis, Saúde pública

Resumo

Objetivo: identificar o perfil epidemiológico dos casos confirmados de infecção por COVID-19 no Estado de Minas Gerais. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizada em um banco de dados público da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. A amostra foi composta por 275 pacientes notificados durante o 1º trimestre de 2020, os quais foram confirmados com COVID-19 em Minas Gerais. Resultados: observou-se prevalência de infecção na cidade de Belo Horizonte (59,3%), seguido das cidades de Juiz de Fora (8,4%) e Nova Lima (7,3%). Com relação ao sexo e idade, foram acometidos em sua maioria adultos jovens com prevalência do sexo masculino (59,6%) e idade entre 20 e 59 anos (80,7%). Conclusão: o coronavírus apresentou alta transmissibilidade, bem como alta difusibilidade, em um curto espaço de tempo no território mineiro, sendo os adultos jovens os principais veículos carreadores para os idosos.

Biografia do Autor

Edna de Freitas Gomes Ruas, Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

 

 

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Adélia Dayane Guimarães Fonseca, Edna de Freitas Gomes Ruas, Carolina dos Reis Alves, Simone Guimarães Teixeira Souto, & Cláudio Luís de Souza Santos. (2021). Perfil epidemiológico dos casos confirmados de infecção por COVID-19 no estado de Minas Gerais. Nursing Edição Brasileira, 24(281), 6335–6346. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i281p6335-6346

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos