Segurança do paciente: a importância da cirurgia segura no centro obstétrico

Autores

  • Ruana de Araujo Cereja
  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva
  • Maria de Fátima Silva Nascimento
  • Luzeni Maria Soares
  • Lenilton Cândido da Silva
  • Rosimere Teixeira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i279p6087-6100

Palavras-chave:

Lista de Checagem, Obstetrí­cia, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: Evidenciar a importância da checklist de cirurgia segura na segurança do paciente dentro do centro obstétrico. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa. Realizou-se a busca por artigos; com delimitação nos últimos 5 anos; nos idiomas português, inglês e espanhol; disponí­veis na í­ntegra. Nas seguintes plataformas de dados: BDENF, LILACS, MEDLINE/BVS, SciELO, MEDLINE/PubMed, e Science Direct. Os dados foram organizados e apresentados em figuras e tabelas. Resultados: Dos 1563 estudos encontrados, 2 estava disponí­vel na BDENF, 2 na LILACS, 44 na MEDLINE/BVS, 1 na SciELO, 121 na MEDLINE/PubMed, e 1393 na Science Direct; contudo, após a leitura permaneceram apenas os que atendiam aos critérios para inclusão e exclusão descritos na metodologia, totalizando 7 estudos. Conclusão: Os resultados obtidos instigam a reflexões e discussões enquanto relevante aporte de referencial de conhecimento cientí­fico no campo da saúde e enfermagem, para o gerenciamento em segurança do paciente.

Biografia do Autor

Ruana de Araujo Cereja

Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Sala Anestésica e Central de Material e Esterilização (CME) pela Faculdade Redentor – IDE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

Especialista em Enfermagem Obstétrica na modalidade Residência pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças/Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE). Sanitarista, Especialista em Saúde Coletiva na modalidade Residência pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/UPE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Maria de Fátima Silva Nascimento

Discente do Curso de Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Maurí­cio de Nassau (UNINASSAU). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Luzeni Maria Soares

Especialista em Urgência e Emergência com ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Especialista em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia (FAMEC). Especialista em Saúde Coletiva com ênfase na Organização e a Administração da Saúde Pública – Sanitarista pela Faculdade Integrada de Gestão e Meio Ambiente (FACIGMA). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Lenilton Cândido da Silva

Especialista em Urgência e Emergência com ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Enfermagem em Nefrologia pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia (FAMEC). Saúde Coletiva com ênfase na Organização e a Administração da Saúde Pública – Sanitarista pela Faculdade Integrada de Gestão e Meio Ambiente (FACIGMA). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Rosimere Teixeira da Silva

Especialista em Urgência e Emergência com ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Enfermagem em Nefrologia pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia (FAMEC). Saúde Coletiva com ênfase na Organização e a Administração da Saúde Pública – Sanitarista pela Faculdade Integrada de Gestão e Meio Ambiente (FACIGMA). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

de Araujo Cereja, R. ., Scolfild Rodrigues da Silva, L. ., de Fátima Silva Nascimento, M. ., Soares, L. M. ., Cândido da Silva, L. ., & Teixeira da Silva, R. . (2021). Segurança do paciente: a importância da cirurgia segura no centro obstétrico. Nursing (Edição Brasileira), 24(279), 6087–6100. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i279p6087-6100

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos