Avaliação da cultura de segurança do paciente no centro cirúrgico: um estudo transversal

Autores

  • Letí­cia Lima Cruz
  • Raimundo Monteiro da Silva Neto
  • José Lucas Souza Ramos
  • Nayanna Karla Alves Feitosa
  • Italla Maria Pinheiro Bezerra
  • Cí­ntia de Lima Garcia

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i278p5980-5997

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Centro Cirúrgico, Eventos adversos, Cirurgia

Resumo

Objetivo: identificar os pontos fortes e frágeis na Cultura de Segurança do Paciente (CSP) em um centro cirúrgico. Método: Trata-se de um estudo transversal realizado Hospital público terciário de referência na região do Cariri, Nordeste do Brasil. Participaram da pesquisa profissionais de saúde da área de enfermagem, que atenderam aos critérios de inclusão: ser profissional da área de enfermagem e trabalhar no mí­nimo 20 horas semanais. Foram exclusos os profissionais associados e/ou vinculados a cooperativa e os que ocupavam funções administrativas. Resultados: Dentre dimensões da CSP destacaram-se: aprendizagem organizacional continuada 93,8% e expectativas/ações da direção 85,6%. Enquanto as dimensões resposta não punitivas para erros (26,6%) e abertura para comunicações e mudança de turno/transições (65,8%), obtiveram os menores resultados. Conclusão: A liderança pode ser de fundamental importância para construção da CSP forte, a partir do aperfeiçoamento da comunicação entre a equipe e consequentemente remoção da cultura de culpa individual por erro.

Biografia do Autor

Letí­cia Lima Cruz

Enfermeira graduada pela Faculdade de Medicina Estacio de Juazeiro do Norte – FMJ(CE).

Raimundo Monteiro da Silva Neto

Graduação em enfermagem em andamento pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UNIJUAZEIRO), Juazeiro do Norte (CE), Brasil.

José Lucas Souza Ramos

Enfermeiro. Mestre em Ciências (Obstetrí­cia e Ginecologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) (SP) Professor do Curso de Enfermagem e da Pós-graduação Lato Sensu da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e Tutor da Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos do ICEPi/SESA, Governo do Estado (ES).

Nayanna Karla Alves Feitosa

Enfermeira pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte (CE).

Italla Maria Pinheiro Bezerra

Enfermeira. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo EACH-USP; Doutorado em Ciências (área de concentração: saúde Coletiva). Setor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Centro Universitário Saúde ABC, FMABC, Santo André, SP, Brazil, Programa de Pós-graduação em Polí­ticas Públicas e Desenvolvimento Local, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Vitória, ES, Brazil, Laboratório de Escrita Cientí­fica, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Vitória, (ES), Brasi.

Cí­ntia de Lima Garcia

Enfermeira. Doutorado em Ciências com ênfase em Saúde Coletiva (2019) Centro Universitário Saúde ABC, FMABC, Santo André (SP), Brasil. Docente dos cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (ESTACIO FMJ). Coordenadora do Laboratório de Habilidades e Simulação Realí­stica (LHS) da ESTACIO FMJ. Coordenadora de perí­odo do curso de Medicina da ESTACIO FM Juazeiro do Norte (CE).

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Lima Cruz , L. ., Monteiro da Silva Neto, R. ., Souza Ramos, J. L. ., Alves Feitosa, N. K. ., Pinheiro Bezerra, I. M. ., & de Lima Garcia, C. . (2021). Avaliação da cultura de segurança do paciente no centro cirúrgico: um estudo transversal. Nursing (Edição Brasileira), 24(278), 5980–5997. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i278p5980-5997

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos