Conselho federal de enfermagem no transcurso da COVID-19: comunicação digital í  luz da teoria habermasiana

Autores

  • Mirna Neyara A. de Sá Barreto Marinho
  • Rafael Bezerra Duarte
  • Ana Karoline Barros Bezerra
  • André Ribeiro de Castro Júnior
  • Olga Maria de Alencar
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i277p5847-5856

Palavras-chave:

Pandemias, Coronaví­rus, Comunicação em saúde, Enfermagem, Empoderamento

Resumo

Objetivo: Analisar as matérias publicadas pelo Conselho Federal de Enfermagem no transcurso da pandemia COVID-19 í  luz da teoria da ação comunicativa habermasiana. Método: Estudo documental qualitativo, realizado durante o perí­odo de maio a julho de 2020, utilizando-se como fonte primária as notí­cias relacionadas í  pandemia publicadas pela autarquia. O material foi organizado através da análise de conteúdo temática e discutido com base na teoria e literatura relacionada í  temática. Resultados: O conselho produziu materiais notas técnicas como instrumentos norteadores aos profissionais e aprovou resoluções e normativas. A atuação do sistema esteve focada na aquisição e distribuição de equipamentos de proteção por intermédio dos regionais, ações judiciais, criação do observatório e de um canal de apoio emocional aos profissionais. Conclusão: Priorizou-se uma comunicação com sensibilização e conhecimento aos profissionais de enfermagem, empoderando-os nos processos de trabalho no contexto pandêmico.

Biografia do Autor

Mirna Neyara A. de Sá Barreto Marinho

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clí­nicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) – Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza-CE, Brasil.

Rafael Bezerra Duarte

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPSAC, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Docente do Centro Universitário Vale do Salgado – UNIVS. Brasil.

Ana Karoline Barros Bezerra

Enfermeira; Mestranda do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clí­nicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) – Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza-CE, Brasil.

André Ribeiro de Castro Júnior

Enfermeiro. Mestre em Cuidados clí­nicos em enfermagem e saúde pela UECE. Fortaleza-CE, Brasil.

Olga Maria de Alencar

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da Universidade Estadual do Cear- UECE. Fortaleza-CE, Brasil.

Maria Rocineide Ferreira da Silva

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva Associação Ampla UECE-UFC. Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e da Pós-Graduação nos Programas de Saúde Coletiva, Cuidados Clí­nicos em Enfermagem e Saúde, Saúde Coletiva e Mestrado Profissional em Saúde da Famí­lia. Fortaleza-CE, Brasil.

Publicado

2021-06-02

Como Citar

A. de Sá Barreto Marinho, M. N. ., Bezerra Duarte, R. ., Barros Bezerra, A. K. ., Ribeiro de Castro Júnior, A. ., de Alencar, O. M., & Ferreira da Silva, M. R. . (2021). Conselho federal de enfermagem no transcurso da COVID-19: comunicação digital í  luz da teoria habermasiana . Nursing (Edição Brasileira), 24(277), 5847–5856. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i277p5847-5856

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos