Cuidados de enfermagem com o protetor ocular de recém-nascidos submetidos í  fototerapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5632-5641

Palavras-chave:

Recém-nascido, Fototerapia, Cuidados de Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Dispositivos de Proteção dos Olhos

Resumo

Objetivo: Avaliar os cuidados de enfermagem com o protetor ocular em recém-nascidos. Método: Estudo investigatório descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em hospital-escola, localizado na cidade de Fortaleza-Ceará, Brasil, janeiro a fevereiro de 2016. Participaram do estudo 15 enfermeiras que prestavam cuidados a recém-nascidos em fototerapia, na Unidade de Cuidados Intermediários e Terapia Intensiva. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista não estruturada. Resultados: O protetor ocular é utilizado na prevenção de lesão na retina de recém-nascidos, sendo que existem riscos na utilização desse artefato e, para evitar danos, são realizados cuidados essenciais direcionados aos recém-nascidos sob fototerapia. Conclusão: Os cuidados que as enfermeiras prestam aos recém-nascidos são realizados de forma sistematizada, aliando humanização e tecnologia.

Biografia do Autor

Heda Caroline Neri de Alencar

Enfermeira. Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Pediatria e Neonatologia pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (UniIFAMETRO). 

Eliadia Freitas Bastos Padilla, Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF)

Enfermeira. Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). 

Karla Maria Carneiro Rolim, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Enfermeira. PhD pela Universidade de Rouen, França. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UNIFOR); Coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE/UNIFOR).

Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora da Escola de Enfermagem de Manaus, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Conceição de Maria de Albuquerque, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UNIFOR). Enfermeira do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIFOR. Professora convidada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em perinatologia pediatria, saúde pública e obstetrí­cia e nos seguintes temas: educação em saúde, enfermagem, prática de amamentação.

Fernanda Jorge Magalhães, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE)

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado de Mobilidade Acadêmica Internacional pela Universidade do Porto-Portugal. Professora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE). Professora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (MPTIE/UNIFOR). Lí­der do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde na Primeira Infância da FENSG/UPE.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

Publicado

2021-05-17

Como Citar

Caroline Neri de Alencar, H., Freitas Bastos Padilla, E. ., Carneiro Rolim, K. M. ., Saldanha Albuquerque, F. H., de Albuquerque, C. de M. ., & Jorge Magalhães, F. . (2021). Cuidados de enfermagem com o protetor ocular de recém-nascidos submetidos í  fototerapia. Nursing (Edição Brasileira), 24(276), 5632–5641. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5632-5641

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos