Lesões de pele ocasionadas por procedimento robótico versus aberto

Autores

  • Beatriz de Souza UFF
  • Maí­ra Danielle Gomes de Souza
  • Cecí­lia da Silva Moroni Primo
  • Natália Kaizer Rezende Ortega de Barros
  • Thalita Gomes do Carmo
  • Allanna da Costa Moura

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i277p5775-5784

Palavras-chave:

Enfermagem Perioperatória, Procedimentos Cirúrgicos Robóticos, Urologia, Ferimentos e Lesões, Cuidados Intraoperatórios

Resumo

Objetivo: identificar fatores associados a lesões de pele decorrentes de cirurgias urológicas robóticas versus convencionais em adultos/idosos. Método: revisão integrativa, etapas: Construção do protocolo de pesquisa; Formulação da pergunta - prática baseada em evidência, utilizando o acrônimo PICO; Definição dos descritores das estratégias de busca em cada uma das bases de dados selecionadas, que deviam ser variadas; Determinação, seleção e revisão dos critérios de inclusão e exclusão; Avaliação crí­tica dos estudos; Coleta de dados utilizando instrumentos que analisassem em pares; e Sí­ntese dos resultados/dados agrupados por semelhança. Resultados: a estratégia de busca gerou 207 artigos. Resultando para análise final 7 artigos. Conclusão: são necessários novos estudos clí­nicos, que abordem os prejuí­zos e benefí­cios relacionados ao posicionamento cirúrgico robótico e abertos, direcionando assim, intervenções de enfermagem acuradas aos pacientes sob maior risco.

Biografia do Autor

Beatriz de Souza, UFF

Graduanda em Enfermagem/ da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ da Universidade Federal Fluminense/UFF. Niterói/RJ, Brasil.

Maí­ra Danielle Gomes de Souza

Doutora e Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE, Pós-graduanda enfermagem em cirurgia robótica/ Albert Einstein. Doutora e Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE, Recife, Brasil.

Cecí­lia da Silva Moroni Primo

Mestranda do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ da Universidade Federal Fluminense/UFF. Pós-graduada em enfermagem de Centro Cirúrgico, CME e RPA, Enfermeira HUCFF/UFRJ, Brasil.

Natália Kaizer Rezende Ortega de Barros

Enfermeira EEAAC/UFF, Residente em Centro Cirúrgico e CME/ Hospital Sí­rio-Libanês/ São Paulo/SP, Brasil.

Thalita Gomes do Carmo

Doutora em enfermagem, professora do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico/MEM da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ da Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói/RJ, Brasil.

Allanna da Costa Moura

Graduanda em Enfermagem/ da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/ da Universidade Federal Fluminense/UFF. Niterói/RJ, Brasil.

Publicado

2021-06-02

Como Citar

de Souza, B., Gomes de Souza, M. D. ., da Silva Moroni Primo, C. ., Rezende Ortega de Barros, N. K. ., Gomes do Carmo, T. ., & da Costa Moura, A. . (2021). Lesões de pele ocasionadas por procedimento robótico versus aberto. Nursing Edição Brasileira, 24(277), 5775–5784. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i277p5775-5784

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos