Indicadores de saúde da COVID-19 nos primeiros quatro meses no estado de São Paulo

Autores

  • Roudom Ferreira Moura
  • Ana Paula Miranda Mundim-Pombo
  • Janessa de Fátima Morgado de Oliveira
  • Rosângela Elaine Minéo Biagolini

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5255-5266

Palavras-chave:

Infecções por Coronaví­rus, Pandemias, Epidemiologia Descritiva, Estudos Ecológicos

Resumo

Objetivo: Analisar a estimativa dos indicadores de saúde da COVID-19 nos quatro primeiros meses da pandemia a partir da confirmação do primeiro caso. Método: Estudo ecológico. Foram coletados os casos confirmados de COVID-19 do Estado de São Paulo (ESP) dos meses de fevereiro a junho, obtidos do Centro de Vigilância Epidemiológica do ESP. A análise dos dados foi realizada a partir de indicadores de saúde e a população foi obtida pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados do ESP. O estudo não passou por Comitê de Ética e Pesquisa por se tratar de dados públicos. Resultado: Nos primeiros quatro meses da pandemia da COVID-19 no ESP houve aumento consecutivos do número de municí­pios afetados, casos confirmados, óbitos, coeficientes de incidência e mortalidade e declí­nio do coeficiente de letalidade. Conclusão: Verificamos diminuição dos óbitos da COVID-19 no ESP e isso pode estar associado ao aprimoramento do manejo clí­nico da doença.

Biografia do Autor

Roudom Ferreira Moura

Enfermeiro, Doutorando do Programa de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo, Técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" e do Centro de Vigilância Sanitária – Centro de Controle de Doenças - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Ana Paula Miranda Mundim-Pombo

Enfermeira e Médica Veterinária, Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Professora da Universidade São Judas Tadeu - São Paulo. São Paulo (SP).

Janessa de Fátima Morgado de Oliveira

Farmacêutica-bioquí­mica, Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Investigadora - Departamento de Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (Projeto DOCnet). Porto (Porto).

Rosângela Elaine Minéo Biagolini

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Professora da Universidade Nove de Julho – São Paulo (SP). Enfermeira da Unidade de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP).

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Ferreira Moura, R., Miranda Mundim-Pombo , A. P. ., de Fátima Morgado de Oliveira, J. ., & Minéo Biagolini, R. E. . (2021). Indicadores de saúde da COVID-19 nos primeiros quatro meses no estado de São Paulo. Nursing Edição Brasileira, 24(273), 5255–5266. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5255-5266

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos