Fatores intervenientes na qualidade de vida de trabalhadores de enfermagem em jornada noturna

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva
  • Isabelle Leite Pereira
  • Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão
  • Mirela Lopes de Figueiredo
  • Carolina dos Reis Alves Carolina dos Reis Alves
  • Aurelina Gomes e Martins

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5172-5197

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Fatores socioeconômicos, Jornada de trabalho em turnos, Atenção terciária í  saúde, Profissionais de enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar os fatores intervenientes na qualidade de vida de trabalhadores de enfermagem em jornada noturna. Método: estudo analí­tico, transversal, quantitativo, realizado com 105 profissionais de enfermagem de um hospital com jornada noturna. Utilizaram-se questionários para avaliação socioeconômica e demográfica e da qualidade de vida. Os dados foram discutidos por meio de análise bivariada e análise comparativa, com ní­vel de significância de 5% (p≤0,05). Resultados: verificou-se associação estatisticamente significante entre a qualidade de vida geral e as variáveis: renda familiar de até quatro salários mí­nimos (p=0,02), inatividade fí­sica (p=0,01), tempo de trabalho na instituição (p=0,02) e de atuação no perí­odo noturno (p=0,01) superiores a 11 anos. Os domí­nios psicológico, fí­sico e meio ambiente interferiram negativamente na qualidade de vida dos sujeitos, apesar destes terem classificado-a como boa. Conclusão: portanto, os serviços de saúde devem adotar medidas para proteger a saúde de seus trabalhadores da influência de fatores profissionais.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Isabelle Leite Pereira

Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão

Enfermeira, Mestre em Saúde e Ambiente, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luí­s, MA, Brasil.

Mirela Lopes de Figueiredo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Carolina dos Reis Alves Carolina dos Reis Alves

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros, MG, Brasil.

Aurelina Gomes e Martins

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Nogueira da Silva, P. L. ., Leite Pereira, I. ., Fonseca Coelho Galvão, A. P. ., Lopes de Figueiredo , M. ., Carolina dos Reis Alves , C. dos R. A. ., & Gomes e Martins, A. . (2021). Fatores intervenientes na qualidade de vida de trabalhadores de enfermagem em jornada noturna. Nursing (Edição Brasileira), 24(272), 5172–5197. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5172-5197

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos