Percepção de enfermeiros sobre diagnóstico e acompanhamento de mulheres com depressão pós-parto

Autores

  • Flavia Karen dos Santos
  • Samara Cristina da Silva
  • Marla Ariana Silva
  • Karen dos Santos Lago
  • Silmara Nunes Andrade
  • Regina Consolação dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4999-5012

Palavras-chave:

Atenção primária í  saúde, Depressão, Enfermagem, Perí­odo pós-parto, Saúde pública

Resumo

Objetivo: Analisar as percepções de enfermeiros sobre diagnóstico e acompanhamento da depressão pós-parto em Divinópolis-MG. Método: Estudo qualitativo, descritivo, realizado no perí­odo de setembro de 2018 através de roteiro semiestruturado e referencial Minayo, com amostra de nove enfermeiros da Estratégia de saúde da famí­lia. Resultados: Os enfermeiros não possuem suporte literário pré-definido para seguir caso deparem com mulheres em depressão pós-parto, sendo essas direcionadas para o psicólogo ou psiquiatra. Nas unidades não existem capacitação para os profissionais relacionados í  temática, impactando negativamente nos atendimentos, tornando-o fragmentado. Não há um assessoramento por parte do municí­pio para auxiliar os profissionais de enfermagem a lidarem com essas mulheres. São utilizados mecanismos relacionados a busca ativa na maioria das unidades do estudo. Conclusão: É de suma importância o assessoramento municipal diretamente relacionado a temática, uma vez que contribui para um atendimento integral que vai de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Flavia Karen dos Santos

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade de Itaúna (UIT), Minas Gerais.

Samara Cristina da Silva

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Marla Ariana Silva

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Karen dos Santos Lago

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Silmara Nunes Andrade

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Regina Consolação dos Santos

Enfermeira. Mestre em Ciência pela Universidade Federal de São João Del Rei, (UFSJ). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Publicado

2020-12-08

Como Citar

dos Santos , F. K. ., da Silva, S. C. ., Ariana Silva, M. ., dos Santos Lago, K. ., Nunes Andrade, S. ., & Consolação dos Santos, R. . (2020). Percepção de enfermeiros sobre diagnóstico e acompanhamento de mulheres com depressão pós-parto. Nursing (Edição Brasileira), 23(271), 4999–5012. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4999-5012

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos