Gestão de dermatite associada í  incontinência pelo enfermeiro: revisão integrativa

Autores

  • Joel Azevedo de Menezes Neto
  • Elaine Batista de Melo
  • Alexandra Waleska de Oliveira Aguiar
  • Franciskellyde Siqueira Pessôa
  • Marcos Antonio de Oliveira Souza
  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4873-4886

Palavras-chave:

Dermatite, Profissionais de Enfermagem, Lesão por Pressão, Incontinência Urinaria

Resumo

Objetivo:descrever o gerenciamento da dermatite associada a incontinência fecal e urinária pelo profissional enfermeiro. Método:Trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa. Realizou-se a busca por artigos; publicados no perí­odo de 2015 a 2019; nos idiomas português, inglês e espanhol; disponí­veis na í­ntegra. Foram consultadas as seguintes plataformas de dados: BIREME, LILACS e SciELO. Os dados foram organizados e apresentados em figuras e tabelas.Resultado: Dos 501 estudos encontrados, 32 foram selecionados para a leitura na integra; contudo, após a leitura permaneceram apenas os que atendiam aos critérios descritos na metodologia, totalizando 22 estudos. Após a leitura dos estudos selecionados, os artigos foram categorizados em recortes temáticos, classificando o conhecimento produzido acerca do tema.Conclusão:De uma forma geral, todos os estudos apontaram para a importância de uma adequada inspeção da pele, constituindo-se como o "gold standard" que quer dizer "Padrão ouro" da prevenção e diagnóstico de DAI.

Biografia do Autor

Joel Azevedo de Menezes Neto

Pós-Graduando em Enfermagem em Estomaterapia - Estomias, Feridas e Incontinência pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Docente na Faculdade do Belo Jardim (FBJ). Belo Jardim, Pernambuco (PE), Brasil.

Elaine Batista de Melo

Pós-graduanda em Enfermagem em Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Grupo CEFAPP (Centro de Formação, Pós-graduação e Pesquisa em Saúde). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Alexandra Waleska de Oliveira Aguiar

Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação da Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraí­ba (UPE/UEPB).Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade do Belo Jardim (FBJ). Belo Jardim, Pernambuco (PE), Brasil.

Franciskellyde Siqueira Pessôa

Doutoranda em Saúde Pública e Mestra em Saúde Coletiva pela Faculdade Interamericana de Saúde (FICS). Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem no Centro Universitário Maurí­cio de Nassau (UNINASSAU). Caruaru, Pernambuco (PE), Brasil.

Marcos Antonio de Oliveira Souza

Doutor e Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação da Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraí­ba (UPE/UEPB). Especialista em Estomaterapia pela UPE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

Especialista em Saúde Coletiva na modalidade Residência pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Enfermagem Obstétrica na modalidade Residência pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG)/UPE. Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Azevedo de Menezes Neto, J. ., Batista de Melo, E. ., de Oliveira Aguiar, A. W. ., Siqueira Pessôa, F. ., de Oliveira Souza, M. A. ., & Scolfild Rodrigues da Silva, L. . (2020). Gestão de dermatite associada í  incontinência pelo enfermeiro: revisão integrativa. Nursing (Edição Brasileira), 23(270), 4873–4886. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4873-4886

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos