Cofen estuda lançamento de cursos especialização para técnicos

0

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) está em fase de estudos técnicos para implementação do projeto “PÓS TEC Enfermagem: Programa de Especialização para Técnicos de Enfermagem”, com carga horária de 300 horas. O projeto visa qualificar profissionais para uma prática especializada, contribuindo para a melhoria da assistência de Enfermagem.

“Os técnicos são a maior categoria profissional da Enfermagem brasileira. Promover a qualificação traz reflexos sobre a Saúde Coletiva, e é um compromisso da nossa gestão”, afirma a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia dos Santos.

Na Pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz, 2015), os profissionais de nível médio manifestaram seu interesse e anseio em participar de atividades de aprimoramento e qualificação profissional. A construção de pontes entre a teoria, as habilidades práticas, os valores da profissão é uma necessidade apontada pelos profissionais e pelos Conselhos de Enfermagem.

“A expansão dos cursos de especialização é uma demanda dos profissionais de nível médio identificada pela Conatenf, e estamos muito animados com a perspectiva de implementação do Pós Tec”, afirma Mariluce Ribeiro, integrante da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf/Cofen), que participou da reunião.

Atualmente, as especialidades do TE reconhecidas pelo Cofen são: Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem em Nefrologia, Enfermagem em Saúde Coletiva, Enfermagem em Saúde Pública, Enfermagem em Saúde do Trabalhador e Enfermagem em Saúde Intensiva.

Fonte: Cofen / Foto ilustrativa: Pexels

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: