Ciclo ILP-FAPESP discute os aprendizados da pandemia

0

Aprendizados da pandemia de COVID-19 será o tema da próxima edição do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, que reunirá na segunda-feira (07/06) pesquisadores de quatro áreas distintas. Eles apresentarão a contribuição de cada uma delas para a compreensão da doença e dos impactos em seus campos de estudo.

O encontro virtual, que ocorrerá das 15h às 17h, será transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no YouTube. O evento integra o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, parceria que tem por objetivo divulgar os resultados das pesquisas científicas financiadas com recursos públicos à sociedade em geral e aos legisladores e gestores públicos em particular. As inscrições devem ser feitas pela página do evento.

Marta Arretche, professora do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), apresentará estudos científicos que explicam as diferentes respostas dadas pelos governos ao desafio da COVID-19. “O Leste Asiático e a Oceania, de um lado, a Europa e as Américas, de outro, apresentaram padrões muito distintos de respostas governamentais à crise sanitária. Essas diferenças não são apenas territoriais, mas estão fortemente associadas a fatores domésticos, internos aos países”, diz.

A professora do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Simone Deos falará sobre como a pandemia impactou a teoria e a política macroeconômica. “O que vemos agora é a sinalização de que caberá às políticas fiscais a responsabilidade de recuperar as economias e, mais do que isso, reconfigurar as sociedades”, diz. “Os Estados Unidos estão liderando esse movimento e o Plano Biden é um sinal do novo protagonismo da política fiscal.”

Luciana Hashiba, professora e pesquisadora em Inovação e vice-coordenadora do Centro de Inovação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV), vai falar sobre os diferentes efeitos da pandemia na inovação em organizações, setores que se desenvolveram e os que enfrentaram muitas dificuldades nesse período.

O médico Paulo Saldiva, professor titular do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), vai abordar questões relativas à fisiopatologia da COVID-19, destacando os aprendizados e as incertezas resultantes da epidemia.

Fonte: Agência FAPESP / Foto ilustrativa: Pexels

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: