Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira

0

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (23) em São José dos Campos. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h até o dia 1º de junho, sendo 12 de maio o Dia de Mobilização Nacional.

A estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuídos ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população considerada de risco, como as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os povos indígenas, as pessoas acima de 60 anos de idade, os trabalhadores de saúde e os professores.

Também fazem parte do grupo de risco as pessoas portadoras de comorbidades, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que os municípios façam um escalonamento da vacinação para os grupos de risco, ou seja, que ela seja feita por etapas.

Assim, a primeira etapa, a partir de 23 de abril, abrangerá os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais. A partir do dia 2 de maio, serão vacinadas as gestantes, puérperas, crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade) e indígenas.

A partir do dia 9 de maio será a vez das pessoas acometidas por comorbidades (portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade), dos professores, dos jovens sob medidas socioeducativas, das pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: