Sociedade Brasileira de Dermatologia lança podcast para responder dúvidas da população sobre cuidados com pele, cabelos e unhas

0

O que é skincare e por que incorporar esses cuidados à rotina? Quais são os produtos corretos para cada pele? Como prevenir doenças e tratar problemas, como dermatite, psoríase e alopecia? Essas são algumas das perguntas que, com certeza, todo mundo já fez para algum amigo ou parente. Às vezes, o tema até motivou uma busca na internet. Porém, essa curiosidade pode ter esbarrado em obstáculos importantes: fontes não confiáveis, fake news, promessas de cura e tratamento sem base cientifica. Para proteger a população desses riscos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança nesta sexta-feira (8) um projeto desenhado para quem busca e precisa de cuidados e orientações.

A resposta da SBD às dúvidas dos brasileiros vem na forma de um canal de podcasts: o Palavra de Dermato. Essa plataforma ancorada trará semanalmente conteúdo produzido por dermatologistas associados à entidade, que estão entre os maiores especialistas do País e do mundo em assuntos relacionados à pele, cabelos e unhas. São profissionais que falam com propriedade e base cientifica sobre prevenção de doenças, cuidados cosmiátricos, novos procedimentos, entre outros.

Episódios – O “Palavra de Dermato” pode ser acessado pelo Spotify e contará com um episódio novo a cada sexta-feira. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave. Os episódios sempre serão anunciados pelo site da SBD, bem como pelos seus perfis de redes sociais, sendo que a população tem acesso gratuito ao conteúdo aos episódios.

Uma inovação neste projeto é incorporar as dúvidas e comentários que forem encaminhados pelos ouvintes como fontes para alimentar pautas e debates. “Há inúmeros sites e blogs que falam sobre cosméticos e procedimentos dermatológicos. No entanto, há muitas fake news espalhadas pelas redes sociais. Com o Palavra de Dermato, a SBD quer divulgar informação séria, de qualidade, mas numa linguagem acessível e amigável a todos os públicos. Por isso, estaremos atentos às contribuições que chegarem”, enfatiza o presidente da SBD, Mauro Enokihara.

Com esse projeto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia pretende, além de orientar a população, reforçar a importância dos médicos especialistas nos cuidados com a saúde de cabelos, unhas e pele. Segundo Beni Grinblat, 2º secretário e diretor de Comunicação da SBD, a proposta “inaugura um novo canal de diálogo com a comunidade, ampliando o espaço de SBD como referência no que se refere à saúde e dando à população subsídios para evitar conteúdo inadequado, sem lastro técnico e com risco de causar danos”.

Papel do dermatologista — Na sexta-feira da estreia, o Palavra de Dermato vai colocar dois podcasts no ar. No episódio 1, o ouvinte saberá “O que o dermatologista pode fazer por você”. Numa rodada, que contou com a participação de Mauro Enokihara, Beni Grinblat e de Heitor de Sá Gonçalves, vice-presidente da SBD, são abordadas questões como a formação desses especialistas, os tipos de ajuda que eles podem oferecer e a importância de contar com eles nas etapas de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, bem como durante os cuidados cosmiátricos.

“A dermatologia é um campo extremamente rico e diverso. Por isso, é importante que a população entenda como um especialista é capaz de ajudar de forma ampla. No mesmo dia, podemos ajudar pacientes com queixas mais simples e outros que estão numa luta mais intensa como alguma doença de pele, que sabemos que mexe diretamente com a autoestima. É uma formação linda e que pode ajudar na melhora da vida de uma pessoa”, declara Heitor Gonçalves.

Cuidados com a pele — No episódio 2, o ouvinte do Palavra de Dermato terá acesso a orientações sobre o chamado skincare, a rotina de cuidados com a pele recomendada pelos especialistas. O tema foi abordado durante um bate-papo descontraído com a participação de Cláudia Alcântara, secretária geral da SBD; Alessandra Romiti, assessora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da SBD; e Beni Grinblat.

Na conversa, os especialistas falaram sobre a ordem de uso dos diversos produtos; as diferenças entre fazer skincare de manhã e à noite; os riscos de dormir sem tirar a maquiagem; as características de cada abordagem; as necessidades dos vários tipos de pele; a idade recomendada para começar a ter essa rotina; e as indicações para homens crianças.

Na oportunidade, Cláudia lembra ainda da importância do dermatologista e como ele pode auxiliar o paciente em diversas queixas. “Nós, dermatologistas, cuidamos não só da pele como também de cabelos e unhas. E os cuidados com os cabelos e unhas também são questões frequentes nos nossos consultórios e a gente não pode esquecer de cuidar deles também”, conclui a secretária geral da SBD.

 

Por: 360comunicacao.com / Foto Ilustrativa: Freepik

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: