SBGG e CWB estimulam uso consciente de exames e medicamentos na população idosa

0

A Saúde do Idoso será um dos eixos temáticos do 1º Congresso Internacional Saúde Coletiva, que será realizado durante o 10º Congresso Brasileiro Nursing, nos dias 29 e 30 de agosto de 2018, em São Paulo/SP. Os desafios do envelhecimento da população e no cuidado em saúde prestado às idosas e aos idosos estão entre os assuntos em pauta.

Na esteira desta discussão, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) divulgou no início de junho trabalho desenvolvido em parceria com a Choosing Wisely Brasil (CWB), iniciativa internacional que estimula o diálogo entre médico e paciente, com o objetivo de “estimular escolhas sensatas no atendimento à saúde do idoso”. O projeto resultou em dez recomendações para evitar o uso desnecessário de procedimentos na área da geriatria e gerontologia.

“São recomendações baseadas em evidência científica para que se evitem algumas condutas que estão presentes nas práticas de saúde e nem sempre são a melhor opção para aquele indivíduo, sobretudo por não apresentarem benefícios claros ou por agregarem risco ao paciente”, explica o geriatra e coordenador do grupo, Renato Bandeira de Mello, para quem as sugestões incentivarão questionamentos sobre medidas frequentemente adotadas na prática clínica.

Entre as orientações estão o não rastreio para câncer de próstata, mama ou colorretal em idosos assintomáticos com expectativa de vida inferior a 10 anos, a não prescrição de rastreio, tratamento ou intervenção invasiva sem antes considerar o estado funcional, a expectativa de vida e o compartilhamento da decisão com o paciente ou seu representante legal e a não prescrição de um novo medicamento sem revisão prévia minuciosa dos remédios já em uso. Uma das ideias centrais é que todas as decisões sejam tomadas conjuntamente e apoiadas na “Avaliação Geriátrica Ampla”, instrumento de análise que considera o processo do envelhecimento humano e a vulnerabilidade física, psicológica e social do paciente.

Confira a matéria divulgada pela SBGG na íntegra na página da sociedade, em sbgg.org.br , e baixe o PDF com a lista completa das recomendações em sbgg.org.br/wp-content/uploads/2018/06/Recomendações-do-CWB.pdf.

FONTE: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: