Saúde do Homem e paternidade ativa em foco

0

O Ministério da Saúde (MS) está dando destaque no seu site oficial à paternidade ativa, com a publicação de matéria especial no Blog da Saúde. Agosto foi escolhido pela pasta como o mês de valorização da paternidade, aproveitando a comemoração do Dia dos Pais para discutir não só a participação do homem na família e nos cuidados das crianças como também a Saúde do Homem. Neste ano, a campanha acontece sob o tema “Direitos dos homens para o exercício da paternidade ativa”. 

A reportagem do Blog da Saúde traz, entre outros, informações sobre a Estratégia Pré-Natal do Parceiro, que faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Além de incentivar o apoio à mulher no período de gestação e de estimular a participação no parto e nos cuidados básicos com o recém-nascido, o pré-natal do parceiro tem como objetivo levar o pai a cuidar da sua própria saúde enquanto acompanha a gravidez da parceira, “por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da caderneta de vacinação e da participação nas atividades educativas nos serviços de saúde”, descreve a matéria.

O especial aponta vantagens das consultas pré-natais para os homens, entre as quais, a prevenção da ocorrência e da transmissão de doenças, o aumento dos índices de amamentação, a redução da depressão pós-parto materna e paterna e a melhor divisão do cuidado com o recém-nascido. Também são abordados marcos legais que garantem direitos aos pais, como a licença paternidade, e a Pesquisa Saúde do Homem, Paternidade e Cuidado, com dados da terceira etapa do levantamento, realizada entre março de 2017 e março de 2018. 

Confira o artigo original na íntegra em blog.saude.gov.br. Para mais informações sobre a PNAISH, acesse portalms.saude.gov.br. 

FONTE: Ministério da Saúde — portalms.saude.gov.br/Blog da Saúde — blog.saude.gov.br. Foto: ilustrativa/Can Stock Photo.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: