Quais caminhos seguir para ser um excelente profissional

0

O que o mercado da educação tem á oferecer aos profissionais que buscam formação e aperfeiçoamento na área da enfermagem

Por Daiane Brito

Foto: divulgação

Ana Carolina Bhering Alves do Amaral, coordenadora da área de enfermagem do Senac São Paulo. Enfermeira especialista nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Gestão de Saúde, MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Mestre em Ciências na linha de cuidado Saúde da Mulher. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem.

A escolha de bons cursos é primordial para o sucesso na carreira profissional. Além de ter afinidade pelo cuidado ao próximo, a enfermagem exige profissionais muito bem capacitados, competentes e que ofereçam um atendimento humanizado. Sabendo da importância de se formar bons especialistas na área da saúde, conversamos com professores e coordenadores de algumas instituições de ensino, que são referência no segmento da enfermagem, para saber o que elas oferecem aos profissionais da área.

Preparamos uma matéria especial a fim de orientar quem está planejando aperfeiçoar a carreira profissional em 2020. Dividimos esse especial em duas partes, portanto, nas edições de Dezembro e Janeiro, o leitor desfrutará de um conteúdo que irá auxiliá-lo em sua formação. Dando início a primeira parte desse especial, falaremos sobre os cursos de formação inicial básica na área da enfermagem.

Cursos de formação inicial em enfermagem

Formando profissionais da área de enfermagem há mais de 70 anos, o Senac São Paulo é reconhecido no mercado de trabalho e possui parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP).

Sendo um das principais referências no ensino técnico em enfermagem, o Senac São Paulo tem como grande destaque as modalidades de cursos de  Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional, Qualificação Profissional Técnica em Enfermagem, Especialização Técnica, Extensão e Pós-graduação em Gerontologia – EAD.

Com 61 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o estado de São Paulo. São 16 na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 35 no interior; além dos três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A enfermagem está presente em 38 unidades em todo o Estado de São Paulo e é composta, atualmente, por 230 turmas ofertantes com 8 mil alunos.

Ana Carolina Bhering Alves do Amaral, coordenadora da área de enfermagem do Senac São Paulo, nos apresenta alguns cursos ofertados pelo Centro Universitário e também fala sobre a infraestrutura do Senac, além de esclarecer algumas questões, como o índice de empregabilidade no setor e quais são as inovações disponíveis para o aprimoramento profissional de quem busca formação em enfermagem.

Revista Nursing: Quem pode cursar o ensino técnico em enfermagem no Senac São Paulo?

Ana Carolina Bhering Alves do Amaral: Qualquer profissional pode ser inserido no curso técnico em enfermagem do Senac. É claro que existem os pré-requisitos e eles estão de acordo com o catálogo nacional de curso determinado pelo MEC. O mais importante de tudo é o aluno cumprir o pré-requisito da idade (ser maior de 18 anos) e da formação básica (ter concluído o ensino médio).

Nursing: Qual é o índice de empregabilidade, em áreas da saúde, para o profissional de enfermagem?

Ana Carolina: Atualmente, o profissional de enfermagem representa 70% da força de trabalho de um serviço de saúde. Então, hoje, as folhas de pagamento dos serviços de saúde são 70% a 80%, compostas por profissionais de enfermagem. Outro dado, muito curioso, que o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) publicou, em 2018, é que a classe da enfermagem, composta pelo técnico, pelo auxiliar e pelo enfermeiro, compõe também 50% a 60% da força de trabalho brasileira.  Ou seja, é um setor que tem uma empregabilidade muito alta. É uma categoria profissional que tem uma absorção muito grande. Existe uma série de publicações, revistas e estudos que trazem as profissões de maior índice de empregabilidade para os próximos 15 anos e a enfermagem está entre as primeiras. Isso significa que a enfermagem é uma profissão que tem um índice de empregabilidade e trabalhabilidade muito significativos, isso acaba sendo um atrativo.

Nursing: Quais são as opções de cursos ofertados pelo Senac São Paulo na área da enfermagem?

Ana Carolina: Dentro da enfermagem nós temos uma gama de cursos, e no Senac, nós dividimos esses cursos por modalidade. Falando da enfermagem nós temos:

  • Cursos de Aperfeiçoamento. São cursos de formação inicial, que vão introduzir o aluno em alguma área específica de aperfeiçoamento, que vão trazer conhecimentos iniciais. São cursos que não necessariamente desenvolvem competências, o aluno não vai sair habilitado a exercer determinada atividade, mas ele vai aprofundar algum conhecimento específico na área a qual ele exerce. Nós temos aumentado muito o nosso portfólio de cursos, então, dentro da área de aperfeiçoamento, nós temos, desde cursos aprofundados em feridas até cursos de parada cardiorrespiratória. Portanto o Senac tem um portfólio de cursos gigante e esses cursos estão envolvidos em todas as fases do ciclo vital humano. O curso de aperfeiçoamento está disponível para profissionais da enfermagem graduados, técnicos já atuantes, para alunos de graduação e dos cursos técnico e auxiliar de enfermagem.
  • Cursos de Qualificação Profissional. São cursos que inserem o aluno no mercado de trabalho, que qualifica profissionalmente. São considerados, qualificação profissional, cursos que tem uma carga horária superior a 160 horas. Então o curso do Senac de grande visibilidade na enfermagem, dentro dessa modalidade, é o curso de cuidador de idoso. Nos últimos 5 anos o Senac qualificou 9 mil cuidadores de idosos e grande parte deles estão atuando. Nós viemos observando uma procura crescente pelo curso de cuidador de idoso. Esse, sem dúvida nenhuma, é o resultado do envelhecimento populacional, do aumento das doenças crônicas e oncológicas, sem contar com o aumento da expectativa de vida. Isso faz com que a população envelheça, em algumas situações, com menor qualidade de vida, e consequentemente precisam de um cuidador de idoso. No Senac, nós sabemos do impacto que nós temos na sociedade qualificando e formando bons cuidadores. Além do curso de cuidador de idoso, nós temos o curso de cuidador infantil, que também tem procura e boa empregabilidade.
  • Curso de Qualificação Profissional Técnica em Enfermagem. É um curso fortíssimo, com carga horária de 1.800 horas, o qual o Senac oferece 1.200 horas de momentos de vivência em sala de aula seguindo vários formatos, dentro de um contexto próprio do modelo pedagógico do Senac. Nós trabalhamos muito as metodologias ativas, como a simulação realística. O curso técnico em enfermagem é o nosso carro chefe, nós temos uma representatividade muito forte nessa área. A enfermagem no Senac já existe há 70 anos, e no cenário atual nós temos a enfermagem em 38 unidades em todo o Estado de São Paulo. Isso representa nesse momento 230 turmas ofertantes e 8 mil alunos.
  • Cursos de Especialização Técnica. É uma área que têm crescido bastante. A especialização técnica é a oportunidade que o profissional técnico tem de escolher uma área de atuação. Portanto, ele se forma e depois se especializa no que tem maior interesse e afinidade. A área de atuação que eu escolhi, por exemplo, é obstetrícia e gestão de saúde. O Senac oferece, dentro da modalidade de especialização técnica, desde cursos em áreas da maternidade, instrumentação cirúrgica até UTI e enfermagem do trabalho.
  • Cursos de Extensão. Com carga horária de 24h até 48h, são cursos curtos, voltados para profissionais graduandos ou graduados. Entre as extensões oferecidas pelo Senac estão: cuidados paliativos, auditoria em enfermagem e sistematização da assistência de enfermagem a gestão do cuidado. Nessas extensões são discutidos assuntos relacionados ao curso escolhido a fim de promover o aprimoramento profissional do aluno em sua área de atuação.
  • Curso de Pós-graduação em Gerontologia – EAD. Dentro da subárea a gerontologia trabalha as novas perspectivas do envelhecimento é uma área que vem tendo um crescimento considerável. Esse curso no formato EaD, além de ser inovador é a distância, o que permite que o profissional, com dificuldades para estar presente em sala de aula, também tenha acesso a meios de aprimoramento e desenvolvimento profissional.

Nursing: Quais foram as evoluções dos cursos?

Ana Carolina: O Senac caminha seguindo as tendências de mercado, a todas as recomendações  e o posicionamento do Conselho que regulamenta a profissão de enfermagem (Cofen). A evolução do curso técnico em enfermagem, no Senac, foi acompanhando o cenário mundial de saúde, ou seja, nós acompanhamos a demanda do mercado. Com o passar do tempo o tipo de aluno foi mudando. Hoje, nós temos alunos muito mais tecnológicos, com fácil acesso a internet e a informação, portanto são alunos mais antenados e participativos. O Senac também evoluiu no seu próprio modelo político pedagógico. Esse modelo mais recente traz o aluno para o centro da sala de aula e o coloca como protagonista. Levando em consideração esse cenário, onde o aluno tem acesso à informação muito rápido, nós temos que acompanhar, por isso o Senac está sempre muito bem atento aos avanços tecnológicos e as regulamentações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Nursing: Quais são as tecnologias e as inovações disponíveis para o aprimoramento profissional de quem busca formação em enfermagem?

Ana Carolina: Gostaria de ressaltar que o modelo pedagógico de curso do Senac é um modelo que desenvolve competências. “A inovação não é só tecnologia. Inovação é trazermos competências pautadas nas principais evidências cientificas.” O Senac tem uma infraestrutura que permite o desenvolvimento de todas as competências do técnico em enfermagem. Contamos, também, com laboratórios equipados, recursos, insumos e todos os materiais necessários para que o aluno desenvolva as competências do técnico. A nossa infraestrutura comporta simuladores de alta, média e baixa fidelidade, para que os alunos possam fazer simulação realística, além da prática assistida por professores muito bem qualificados e que são atuantes em áreas da enfermagem. A possibilidade de fazer uma simulação realística, construindo um cenário, desenvolvendo um desfecho clínico com os alunos, além de permitir, também, que eles pratiquem o raciocínio clínico, é uma das nossas soluções tecnológicas. Ter um cenário, onde o aluno se comporta como se ele estivesse em um ambiente real da rotina de um enfermeiro, é uma experiência formidável para o aluno.

Nursing: O que destaca a enfermagem do Senac das outras instituições?

Ana Carolina: As melhores práticas de enfermagem estão dentro do nosso curso, esse é um grande diferencial, somado, é claro, á nossa infraestrutura. O que faz com que a enfermagem do Senac se destaque das demais instituições são muitos fatores, a começar pelo plano de curso, o qual tem como foco, formar o profissional, técnico em enfermagem, por competência. Outro diferencial do nosso curso, são as metodologias utilizadas e o preparo que o corpo docente deve ter, para poder aplicá-las, somadas ao projeto integrador, pois os nossos alunos desenvolvem um projeto integrador durante todo o curso. Esse projeto é uma unidade curricular transversal que tem como premissa a aplicabilidade de um projeto na comunidade e na sociedade. O parque tecnológico do Senac possui laboratórios de enfermagem que são constituídos por equipamentos tecnológicos de altíssima qualidade e a prática de simulação realística, adotada de várias formas, faz com que esse seja um diferencial importantíssimo.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: