Projeto “Navegadores” busca mais qualidade no atendimento do SUS a mulheres com câncer de mama

0

Teve início nesta quinta-feira, 2, em Porto Alegre/RS, o projeto “Navegadores”, iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) que tem o objetivo de “contribuir para a melhoria da qualidade do acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à rede de atenção da saúde pública para as pacientes com câncer de mama ou suspeita da doença”, informa notícia divulgada à imprensa. 

O projeto consiste em oferecer às pacientes com suspeita, diagnóstico ou em tratamento de câncer de mama o acompanhamento, de forma individualizada, de “Navegadores”, assistentes sociais que estarão com elas durante todo o processo de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Estes profissionais atuarão como guias para uma assistência adequada, garantindo a orientação com informações complementares e o acesso ágil aos serviços de saúde.     

Em Porto Alegre, o piloto da iniciativa conta com apoio do SUS e da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, é realizado em parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e tem investimento social da Novartis e Roche. Serão atendidas 50 mulheres, gratuitamente, em Unidades de Saúde (US) da Restinga e Extremo Sul. A intenção é que, em longo prazo, “Navegadores” seja replicado nacionalmente por intermédio das ONGs associadas à FEMAMA.  

“Muitas pacientes que precisam passar pelo diagnóstico e tratamento do câncer de mama não têm clareza sobre o caminho a seguir dentro do sistema de saúde, tanto público como privado. Elas podem enfrentar barreiras que ultrapassam os desafios da própria doença. O acompanhamento de profissionais treinados como ‘navegadores’ nesse processo é uma forma de reduzir entraves, agilizar os atendimentos e ampliar as chances de sucesso no prognóstico dessas pacientes”, explica Maira Caleffi, mastologista e presidente voluntária da FEMAMA, na matéria publicada pela assessoria de imprensa da organização. 

Para saber mais sobre “Navegadores”, visite o site da FEMAMA e leia reportagem original na íntegra em femama.org.br.   

FONTE: Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). Foto: ilustrativa/CanStockPhoto.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: