Programa ajuda a manter o cérebro ativo

0

Modelo adotado pelo Hospital Sírio-Libanês é utilizado pela primeira vez no Brasil

O Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês criou o Programa Cérebro Ativo, com o objetivo de promover a saúde cerebral de adultos e idosos. A proposta é inovadora no Brasil e adota modelo de trabalho multidisciplinar, por meio de parceria com especialistas do “Curso de Capacitação em Estimulação Cognitiva Intergeracional: Teoria e Prática”, promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

“Só conseguimos desenvolver este conceito baseados em toda a experiência que temos no serviço de gerontologia do hospital”, explica o médico geriatra Alexandre Leopold Busse, um dos coordenadores do curso.

Ao todo o Programa Cérebro Ativo possui 40 vagas, sendo 30 para adultos ou idosos que buscam melhorar sua atividade cerebral e outras 10 para profissionais de saúde, como psicólogos, geriatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, entre outras especialidades, que desejam se aprimorar na área.

“Teremos, todas as semanas, um trabalho conjunto entre os participantes e alunos, onde colocaremos em prática a proposta e, na sequência, faremos a abordagem dos conteúdos teóricos”, destaca Gislaine Gil, neuropsicóloga que também atua na coordenação do Programa, ao lado Prof. Dr. Wilson Jacob Filho e Dr. Venceslau Antonio Coelho.

A higiene do sono, que é a responsável pela melhora da atenção e da memória,  e o gerenciamento do ambiente, para evitar distrações, estão entre os 20 temas que serão abordados.

A preocupação em ter uma boa saúde mental vem se destacando nos últimos anos, não só por profissionais de saúde, mas também por parte da população.  O tema não é focado apenas na mudança demográfica, com o aumento da longevidade, mas também pelo estilo de vida atual, principalmente nas grandes metrópoles.

Estudo realizado na Finlândia demonstrou que a associação da estimulação cognitiva com hábitos saudáveis e sociabilização representa um método eficaz para a prevenção e mitigação do declínio cognitivo. “Normalmente, a capacidade de desenvolvermos sinapses vai diminuindo com o passar dos anos. Mas podemos criar formas de proteger o cérebro e evitar esta redução”, destaca a neuropsicóloga.

Serviço
Evento: Programa Cérebro Ativo e Curso de Capacitação em Estimulação Cognitiva Intergeracional: Teoria e Prática
Inscrições: até 29/02
Valor: R$ 1.620,00
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações e inscrições: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/programa-cerebro-ativo
https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/curso-de-capacitacao-em-estimulacao-cognitiva-multigeracional

Fonte: Hospital Sírio Libanês

Share.

About Author

Comments are closed.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: