Postura dos EUA na AMS em relação ao aleitamento materno ainda repercute

0

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou ontem, 10 de julho, “nota à sociedade e aos médicos em defesa do aleitamento materno para todos os povos”. A iniciativa foi tomada em resposta ao posicionamento do Governo dos Estados Unidos durante reunião da Assembleia Mundial da Saúde (AMS), realizada em maio, em Genebra, na Suíça, contrário ao avanço das políticas em favor do aleitamento materno e que ainda repercute entre especialistas, na sociedade e na mídia.    

Segundo matéria divulgada pela SBP, os representantes estadunidenses tentaram barrar a recomendação aos governos de limitação do “marketing impreciso ou enganoso de métodos substitutivos da amamentação” e retirar o pedido de proteção, promoção e apoio à amamentação dos termos da nova resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema, em debate na AMS. Na nota publicada nesta terça-feira, a SBP lamenta a postura adotada pelo Governo dos Estados Unidos, que “tentou intimidar países defensores dessa prática saudável com ameaças de sanções políticas e econômicas”. 

O texto afirma que a posição “desconsidera quatro décadas de estudos científicos que comprovam a importância do aleitamento na prevenção de doenças e na redução da mortalidade infantil” e que esse tipo de atitude beneficia “apenas os interesses da indústria de alimentos para bebês, que movimenta cerca de US$ 70 bilhões no mundo”. De acordo com a SBP, o crescimento deste setor previsto para 2018 é impulsionado “principalmente pelo aumento das vendas nos países em desenvolvimento”. A SBP reitera no documento “seu apoio incondicional à amamentação e pede ao Governo Brasileiro que adote medidas que estimulem a adesão das gestantes a essa prática”.

Sobre a polêmica, a Folha de S. Paulo publicou na internet texto do The New York Times “narrando” o episódio, disponível pelo link folha.uol.com.br. Já o blog da ACT Promoção da Saúde traz as impressões de sua diretora, Paula Johns, que esteve em Genebra, entre outros assuntos, sobre o ocorrido em torno do aleitamento materno. Leia o post em blog.actbr.org.br. 

A nota e a matéria da SBP estão disponíveis em sbp.com.br.

FONTES: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Folha de S. Paulo; ACT Promoção da Saúde.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: