Nova parceria busca estimular o investimento da indústria em projetos de inovação em Saúde

0

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO) firmarão uma parceria de incentivo à inovação na indústria de equipamentos médico-hospitalares. A notícia divulgada à imprensa nesta terça-feira, 21, informa que o acordo será oficializado durante o 7º Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde (CIMES), nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo/SP.

De acordo com a divulgação, a cooperação tem o objetivo de “estimular projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) entre empresas e Unidades EMBRAPII”, tornando a rede de unidades da organização uma “referência para atividades de pesquisa e inovação do setor”. “Estaremos no CIMES para conversar com o setor empresarial, entender quais são as necessidades e de que forma poderemos ajudar. A aliança é mais um passo neste processo. A maioria das empresas do Brasil não tem centro de PD&I”, aponta o diretor de planejamento e gestão da EMBRAPII, José Luis Gordon, por meio da Comunicação EMBRAPII. Gordon ainda afirma que o acordo com a ABIMO “vai aproximar e estreitar as relações do setor com as Unidades EMBRAPII, que contam com infraestrutura de ponta e equipes de pesquisa capacitadas para atender as demandas do mercado”. 

Na mesma matéria, Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO, revela que cerca de 60% das associadas do grupo têm faturamento de até R$ 10 milhões por ano. “E a parceria com a EMBRAPII é fundamental justamente por aumentar o volume de verba disponível para projetos de inovação”, comenta. 

Entre os trabalhos já em andamento na EMBRAPII estão tecnologias de tratamento de doenças crônicas — com o desenvolvimento de um dispositivo de monitoramento de gases medicinais que permite o gerenciamento remoto da carga —, reabilitação neuromotora — com a criação de sensores, softwares e óculos de realidade virtual (RV) para a reabilitação física e neurofuncional —, equipamentos cirúrgicos — caso do foco cirúrgico em que o controle do campo de iluminação é feito eletronicamente, a partir do toque do cirurgião — e para atendimento domiciliar — que deu origem a um consultório odontológico portátil, segundo a divulgação, “leve, ergonômico e eficiente”.  

Para saber mais sobre a atuação da EMBRAPII, visite o site embrapii.org.br. O trabalho da ABIMO e as informações sobre o CIMES podem ser conferidos em abimo.org.br e cimes.org.br, respectivamente. 

FONTE: EMBRAPII (por meio da Comunicação EMBRAPII). Foto: ilustrativa/Shutterstock.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: