MS divulga números da campanha de vacinação contra a gripe

0

Termina hoje, 22/6, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. O Ministério da Saúde publicou ontem, 21, números da campanha em todo o Brasil, que somavam, até esta quinta-feira, 45,8 milhões de pessoas vacinadas. A meta é vacinar 54,4 milhões de pessoas. 

Do total vacinado, a maior cobertura está no grupo de profissionais de ensino, com 98% de professores vacinados, seguido pelas puérperas, com 96,2%, pelos idosos, 91%, e indígenas, 90,5%. Entre os trabalhadores da Saúde, a cobertura chega a 88,6%. 

O índice mais alarmante é o do grupo prioritário das crianças entre seis meses e cinco anos de idade, com apenas 67,7% da população vacinada. A matéria divulgada pelo MS aponta o registro de 44 mortes de crianças nesta faixa etária por complicações relacionadas à gripe, o que seria mais que o dobro do mesmo período de 2017, com 14 óbitos. As gestantes também preocupam o MS, com cobertura considerada baixa, de 71%. 

Entre as regiões, por enquanto, o Sudeste tem a menor marca, com 77,2%, atrás do Norte, com 78,4%, Sul, com 84,8%, Nordeste, com 89,3%, e Centro-Oeste, com 96,5%. Rio de Janeiro, com cobertura de 62,4%, e Roraima, com 60,4%, são os estados com as taxas mais baixas de vacinação contra a gripe. 

Até 16 de junho, foram registrados 3.122 casos de influenza no país, com 535 óbitos, segundo o MS. A recomendação é de que, a partir da semana que vem, os municípios que ainda tenham doses disponíveis da vacina, ampliem a vacinação para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. 

A reportagem do MS está em portalms.saude.gov.br.

FONTE: Ministério da Saúde — portalms.saude.gov.br.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: