Movimento busca conscientizar população brasileira sobre a Esclerose Múltipla

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Um grupo de associações, organizações não governamentais (ONGs), empresas, pacientes e especialistas está promovendo o movimento Múltiplas Razões — #MúltiplasRazões —, sobre a Esclerose Múltipla (EM). A campanha é liderada pela Roche Farma Brasil e está na sua segunda edição, com o objetivo de alertar e conscientizar a população brasileira sobre a doença, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce. 

Em matéria divulgada à imprensa, o movimento destaca informações da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), segundo as quais a EM “é uma doença crônica que afeta cerca de 35 mil pessoas no Brasil”. Mesmo assim, a população sabe muito pouco a seu respeito, afirma o texto. A divulgação descreve, em linhas gerais, as principais características da EM, que “ocorre quando o sistema imunológico ataca anormalmente o isolamento em torno de células nervosas (bainha de mielina) no cérebro, medula espinhal e nervos ópticos, causando inflamação e danos consequentes”. Entre os principais sintomas estão a fraqueza muscular, a fadiga e a dificuldade visual. A doença pode levar à deficiência e atinge principalmente as mulheres, com a sua primeira manifestação entre os 20 e 40 anos de idade, “tornando a doença a principal causa de incapacidade não-traumática em adultos mais jovens”, informa a matéria.      

O Múltiplas Razões prevê iniciativas de conscientização a partir de 15 de agosto em São Paulo/SP, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Salvador/BA, Porto Alegre/RS e Belo Horizonte/MG, com ações lúdicas que buscarão reproduzir as sensações de pacientes com EM para a população. Bancos serão instalados em capitais do país, oferecendo um “lugar para sentar”, experiências em realidade virtual simularão sintomas da doença e, na cidade de São Paulo, painéis de notícias espalhados pela cidade e na Avenida Paulista (nº 1374/Bela Vista) ajudarão a entender o problema da visão embaçada. 

“Acreditamos que a conscientização da doença tem que ser um assunto frequente. Por isso, o Múltiplas Razões tem como objetivo promover outras interações com a sociedade no decorrer do tempo”, comenta Dra. Maria Fernanda Mendes, médica neurologista e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), por meio da assessoria de imprensa. A divulgação chama a atenção para o fato de que a EM, apesar de não ter cura, “pode ser controlada por meio de tratamentos medicamentosos que buscam reduzir a atividade inflamatória e os surtos ao longo do tempo, contribuindo para que o paciente não experimente a incapacitação”. Para tanto, o diagnóstico precoce é fundamental. 

A campanha tem o apoio do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS), da ABN, das ONGs Movimento dos Portadores de Esclerose Múltipla (MOPEM), ABEM, Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), Associação Mineira de Apoio aos Portadores de Esclerose Múltipla (AMAPEM) e Associação Goiana de Esclerose Múltipla (AGEM), além da Roche Farma Brasil e de especialistas. A FLIX Media foi a responsável pela comercialização da ação realizada no Cinemark. 

Visite o site oficial do movimento para saber mais sobre a EM e acompanhar as ações previstas para este ano em multiplasrazoes.com.br. 

FONTE: Roche Farma Brasil (por meio da Assessoria de Imprensa). Imagem: ilustrativa/Shutterstock.

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