Mestrandos elaboram Manual de Procedimento Operacional Padrão para institucionalização na APS do município de Montes Claros/MG

0

Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES) tiveram início ao módulo de Seminários de Cuidados Primários I, ministrado pelas professoras Dra. Lucinéia de Pinho, Dra. Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Dra. Patrícia Helena Costa Mendes e Dra. Rosângela Ramos Veloso Silva.

Dentre o conteúdo programático da ementa do programa, foi discutida a aplicação da Matriz SWOT, também conhecida como Matriz FOFA, como instrumento de gestão e condução do processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS). Durante o módulo, foi proposta pelas docentes a divisão de quatro grupos e a aplicação desta Matriz em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de modo a desenvolver e elaborar um produto técnico de aplicabilidade prática para a APS de Montes Claros.

A Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), também conhecida como Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças), pode ser descrita como uma ferramenta gerencial que objetiva examinar os diferentes tipos de ambientes de uma organização, sendo este interno e externo, no intuito de encontrar oportunidades de melhoria e otimização do desempenho. As forças correspondem aos pontos positivos da organização, as vantagens disponibilizadas pela instituição em relação às outras empresas e que podem ser controladas de modo a não depender de fatores externos. As fraquezas são os pontos fracos em relação à concorrência as quais podem ser controlados internamente. As oportunidades são descritas como as forças externas com o poder de influenciar positivamente a sua empresa e que não são controladas por ela (diferentemente das forças e das fraquezas). Entende-se por ameaça todas as forças externas das quais as empresas não detêm o controle e podem repercutir negativamente na organização com redução do desempenho.

Ao término do módulo, as equipes foram divididas e foram traçados os planejamentos para a execução das atividades. A equipe composta pelos mestrandos Antônio Lincoln de Freitas Rocha, Carla Cristina Gonçalves da Costa, Micheline Soares Diniz Menezes, Patrick Leonardo Nogueira da Silva e Yanca Curty Ribeiro Christoff Ornelas realizou a atividade na UBS Alto São João do município de Montes Claros/MG. A escolha deste estabelecimento de saúde se deu por conveniência, tendo em vista que um dos integrantes da equipe é residente de medicina de família e comunidade e atuava neste local. Salienta-se que a reunião com a equipe de saúde só pôde ser realizada no semestre seguinte tendo em vista as medidas de biossegurança decorrentes da pandemia do COVID-19. No dia 08/02/2021 foi realizado uma reunião na UBS com a equipe de saúde, composta pela Referência Técnica da Unidade, sendo esta a Enfª. Fernanda de Amorim Ferreira, pela Médica, Dra. Milena Thereza Soares Narciso Cruz, e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e também com os mestrandos do PPGCPS/UNIMONTES. Foram elencadas todas as variantes da Matriz SWOT (força, fraqueza, oportunidades e ameaças) e em seguida foi discutido sobre a elaboração do produto técnico para a UBS.

A reunião foi realizada conforme as medidas de biossegurança preconizadas, tendo em vista o uso de máscara e o distanciamento social. Após a reunião, chegou-se ao consenso de todos que os mestrandos desenvolvessem Procedimentos Operacionais Padrões (POP) para implantar dentro da UBS, tendo em vista que a mesma não apresentava. Um POP é um documento que descreve a execução de atividades rotineiras por meio de um passo a passo. Ainda, objetiva garantir que, quem quer que realize essa tarefa, consiga fazê-la de forma apropriada de modo a evitar iatrogenias, que são os erros advindos da má realização do procedimento. Além disso, torna a empresa mais organizada, com ações respaldadas, pois colabora com a implementação da qualidade total. Foi desenvolvido um manual contendo 46 POP. Cada mestrando contribui para a elaboração destes. Após o produto final estar pronto, o mesmo foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a sua apreciação e aprovação com o objetivo de institucionalizá-los na Rede de APS. A Coordenadora da APS, Enfª. Daniella Cristina Martins Dias Veloso, aprovou o produto técnico estando o mesmo apto a ser implantado no município de modo a garantir maior qualidade no atendimento prestado ao paciente, bem como respaldo legal dos profissionais.

A SMS forneceu um certificado pela elaboração dos POP ao grupo do mestrado. Ainda, foi realizado o retorno social à UBS para a entrega do manual.

Fonte: Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Antônio Lincoln de Freitas Rocha, Carla Cristina Gonçalves da Costa, Micheline Soares Diniz Menezes e Yanca Curty Ribeiro Christoff Ornelas (Mestrandos do PPGCPS/UNIMONTES). Foto ilustrativa: Divulgação

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: