Fórum convoca entidades para Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem

0

O Fórum Nacional da Enfermagem convoca as entidades representativas da Enfermagem para participarem do Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, que será realizado em 17 de maio. A data foi proposta pelo Cofen, que participará da mobilização, inclusive com lançamento de campanha nos meios de comunicação.

A mobilização nacional busca resgatar o respeito, a dignidade e a valorização dos profissionais. Cada região realizará atividades em sintonia com a realidade local, incluindo atos públicos; audiências públicas, passeatas e panfletagens.

Principal instância de articulação da luta pela regulamentação da jornada de trabalho, o fórum sugere que as entidades dialoguem com a administração local e as Câmaras de Vereadores para implantação das 30 horas semanais para a Enfermagem. Aprovado em todas as comissões, o PL30h aguarda votação no Congresso Nacional há mais de 10 anos. Apesar dos ajustes, que estabelecem a aplicação gradual da jornada, minimizando impactos orçamentários, a composição do Congresso, fortemente influenciada pelo lobby hospitalar, dificulta a aprovação.

O Fórum Nacional da Enfermagem foi criado para articular a mobilização em favor de pautas relacionadas à valorização profissional, especialmente a regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais. É composto pelas entidades representativas da Enfermagem brasileira, incluindo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Associação Brasileira de enfermagem (ABEn), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF).

 

Fonte: Ascom – Cofen

Share.

About Author

Comments are closed.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: