Escolha seus campeões: a importância dos profissionais exemplares

0

Os profissionais exemplares, os chamados campeões, são peças centrais na criação de uma cultura de segurança.
Um dos maiores desafios do gestor na área de segurança do paciente e de gerenciamento de riscos é a criação de uma cultura de segurança na instituição. Ela deve ser entendida como um conjunto de hábitos, atitudes e comportamentos, compartilhados pelos profissionais dentro de um serviço de saúde, que minimiza riscos e mitiga consequências. O desafio é como torná-los instintivos na prática, em vez de meros objetos de discursos ou de documentos. Em resumo, o gestor deve transformar normas e protocolos em algo intrinsecamente ligado ao comportamento dos profissionais da instituição.
Uma boa estratégia é identificar os positive deviance ou os champions naturais. Em outras palavras, é procurar por setor, ou área de atuação, quem são os profissionais que podem servir como verdadeiros exemplos na adoção de práticas de segurança, pois já praticam isso de forma evidente. Isso vale para médicos, enfermeiros ou demais profissionais tanto da área assistencial quanto do backoffice.
Uma vez identificados estes profissionais exemplares, os campeões, a instituição deve traçar uma estratégia que envolva:
(1) uma política de valorização deste profissional, seja por destaque, remuneração diferenciada ou bonificação em outros formatos;

(2) fortalecer este profissional para que ele possa ter voz ativa entre seus pares e no seu setor;

(3) permitir que ele seja um multiplicador de boas práticas, reservando parte de seu tempo para que ele auxilie na verificação destas práticas, no treinamento ou orientação de outros profissionais

Outro elemento fundamental na criação de uma cultura de segurança é o desenvolvimento de um sistema de feedback, voltado para todos os profissionais. De forma periódica e estruturada, é necessário ressaltar os pontos positivos alcançados e também indicar os que precisam de melhoria, oferecendo suporte para o aprimoramento das habilidades necessárias à gestão de risco.

Fonte: IBSP

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: