Educação e informação no combate à gripe 

0

A campanha de vacinação contra a gripe no Brasil, que se encerra hoje, 22, ainda não atingiu a meta estabelecida de vacinar 54,4 milhões de pessoas contra a doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Os números divulgados alertam para a importância da educação e informação em saúde para a população, um dos campos em que o papel da Enfermagem é indispensável.

Vale lembrar que o Decreto Nº 94.406/87 estabelece a participação da/do profissional da área “na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral e nos programas de vigilância epidemiológica” e na execução das “tarefas referentes à conservação e aplicação de vacinas”. A legislação está disponível para consulta em cofen.gov.br ou planalto.gov.br.

Revisão periódica da vacina

Em escala mundial, o controle da gripe envolve os Centros Nacionais de Influenza (NICs), responsáveis pelo monitoramento constante das mudanças genéticas do vírus. No Brasil, o Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é quem tem essa função, atuando junto ao Ministério da Saúde, o Instituto Adolfo Lutz (SP) e o Instituto Evandro Chagas (PA).   

Matéria publicada na internet ontem, 21, no Portal Fiocruz, destaca este trabalho e enfatiza a importância da vacinação para evitar o aumento no número de casos e mortes pela gripe. O IOC esclarece que “o vírus causador da doença tem uma taxa expressiva de mutações genéticas, exigindo que as vacinas tenham sua composição revisada periodicamente para que sua eficácia esteja mantida”. 

O texto também explica o funcionamento da produção do imunizante. “Nos Centros Colaboradores, que são laboratórios internacionais de alta complexidade, presentes nos Estados Unidos, Inglaterra, China, Japão e Austrália, cientistas realizam análises genéticas avançadas buscando compreender a dinâmica de circulação dos vírus Influenza”, explica a virologista Marilda Siqueira, do IOC.

A reportagem pode ser acessada em portal.fiocruz.br. 

FONTES: Fiocruz — Portal Fiocruz; Cofen.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: