Atendimento à população idosa é destaque nos debates da Saúde

0

A Saúde do Idoso será um dos eixos temáticos no 10º Congresso Brasileiro Nursing, que acontece na próxima semana, nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo. Entre os assuntos em debate no evento, os desafios de pessoas envelhecendo e os cuidados paliativos prometem render muita reflexão. 

Sobre o primeiro tema, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) divulgou ontem, 22, um artigo de autoria do clínico geral e preventivista Antonio Monteiro, que traz uma abordagem questionadora do atual processo de envelhecimento da população. Para o médico, a sociedade não estava preparada para a velocidade de crescimento da população idosa e, agora, “ao invés de comemorarmos essa grande conquista estamos apavorados com as consequências dessa longevidade”. 

Monteiro aponta como resultados do envelhecimento populacional os “custos crescentes da atenção médico-hospitalar”, a “necessidade urgente de reforma da previdência social” e o “preparo para os cuidados especiais com idosos acamados e incapacitados”. “Parece que a grande conquista virou um grande problema! Isso está ocorrendo porque acordamos muito tarde para essa realidade e não fomos nos adaptando gradativamente aos efeitos do processo”, escreve o médico. 

Ainda neste sentido, vale lembrar da cartilha “Vamos falar de Cuidados Paliativos”, baseada no documento “Let’s Talk about Palliative and Hospice Care”, da Ohio Health, nos Estados Unidos. Publicado no Brasil pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) com apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o material, segundo o texto de apresentação assinado pela Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG, tem o “propósito de estimular o aprofundamento de conhecimento e reflexões para intervenções paliativas efetivas em idosos”. 

Leia o artigo “Envelhecimento populacional: conquista ou problema”, de Antonio Monteiro, em fcmsantacasasp.edu.br. A cartilha “Vamos falar de Cuidados Paliativos” está disponível para download gratuito em sbgg.org.br//wp-content/uploads/2015/05/vamos-falar-de-cuidados-paliativos-vers–o-online.pdf.  

FONTES: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP); Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)/sbgg.org.br. Foto: ilustrativa/Can Stock Photo.

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: