Coren-SP Educação promove palestra sobre o manejo do idoso na pandemia da Covid-19

0

A pandemia da Covid-19 mudou a vida e a rotina de grande parte da população brasileira. A palestra do Coren-SP Educação, realizada em 25/5, abordou o cuidado com o idoso, que faz parte do grupo de risco. A atividade foi apresentada pra estudantes e profissionais da enfermagem pela enfermeira Luciane Vasconcelos Barreto de Carvalho, Mestre em Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Luciane iniciou a palestra contextualizando o momento atual da doença no mundo. Levantou as influências externas que contribuíram para a evolução da Covid-19; falou como a enfermagem pode contribuir para minimizar os avanços da doença na população idosa, mas levando em consideração a saúde mental do idoso e os impactos que o distanciamento social pode ocasionar.

Em seguida, a enfermeira explicou porque o idoso é considerado do grupo de risco. “Uma série de questões influencia para que eles façam parte do grupo de risco: diminuição do sistema imunológico e capacidade funcional, fragilidade pulmonar (os pulmões vão se tornando mais frágeis com o passar do tempo) e mudanças no metabolismo. Além disso, outros fatores que podem levar a um agravamento da doença e que devem ser levados em consideração são as alterações da autopercepção do corpo e as patologias crônicas”, relata.

Diante desse cenário, Luciane passou recomendações necessárias para preservar a saúde desse grupo. Porém, frisou também, que além dos riscos de contrair o vírus, existe outro problema que a pandemia trouxe para essa população, que são as consequências do distanciamento social. Por isso, a enfermeira apresentou alternativas que os familiares podem adotar para suprir essa solidão muito perceptível nos idosos, sempre respeitando todos os protocolos de segurança já conhecidos e estabelecidos pela OMS como a utilização de máscara (preferencialmente a PFF2), não levar a mão ao nariz e boca, utilizar sempre álcool em gel e manter a distância mínima de um metro, sempre que possível.

Todas as atividades do Coren-SP Educação estão sendo realizadas de forma online, preservando a segurança dos participantes e palestrantes. Para participar e receber o certificado, basta se inscrever aqui.

Fonte: Coren-SP / Foto ilustrativa: CanStockPhoto

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: