Belo Horizonte recebe 13ª Conferência Municipal de Saúde

0

Evento é uma das etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde e tem como foco avaliar a situação da saúde pública no país

A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte ocorreu na cidade de quinta-feira(16/7) a sábado (18/7), na Faculdade de Minas (Faminas). Durante o evento a sociedade civil da capital mineira debateu propostas para o Sistema Único de Saúde, que servirão para nortear as decisões da 15ª CNS (Conferência Nacional de Saúde). A conferência acontece em três etapas: municipal (de 9 de abril a 15 de julho), estadual (de 16 de julho a 30 de setembro) e nacional (de 1 a 4 de dezembro, em Brasília-DF).

As discussões sobre o SUS já mobilizaram cerca de 6 mil pessoas e resultaram em mais de 200 propostas durante 147 conferências locais e nove conferências distritais, segundo informou o Conselho Municipal de Saúde. Os participantes da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte – 830 delegados entre conselheiros de saúde, representantes da sociedade civil organizada, gestores da saúde pública e usuários do sistema, além de convidados e observadores –, irão elaborar um relatório final contendo um conjunto de diretrizes e propostas de âmbito regional, estadual e nacional. Além disso, irão eleger 200 delegados para a etapa estadual de discussões, marcada para 1º a 4 de setembro.

“A legislação do SUS garante a participação popular. Essa participação é importante para que tenhamos efetividade, controle social, bom e adequado uso do recurso público”, diz o secretário de Gestão do Trabalho, Hêider Pinto. Ele observa que esse processo de participação visando à 15ª CNS é ascendente. “A população vai aos debates na conferência do bairro, depois no distrito, no município, elege delegados para a conferência estadual e chega à etapa nacional, que é a síntese de todas as proposições feitas”, resume.

15ª Conferência Nacional de Saúde

A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres.

Fonte: http://conferenciasaude15.org.br/

Share.

About Author

Comments are closed.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: