Audiência Pública em Santa Catarina combate o EaD em Saúde

0

O “Ensino Contemporâneo em Saúde” é um dos eixos temáticos do 10º Congresso Brasileiro Nursing, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo/SP. Entre os assuntos mais polêmicos neste contexto está o Ensino a Distância (EaD). O Sistema Cofen/Conselhos Regionais vem discutindo a matéria intensamente, defendendo a formação presencial na Enfermagem. 

Em Audiência Pública contra o Ensino a Distância na Saúde, convocada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, realizada na última segunda-feira, 18, em Florianópolis/SC, a representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dorisdaya Humerez, destacou que na graduação em Enfermagem na forma presencial, com duração de cinco anos, são exigidas 2 mil horas de participação em estágios. “Sem esta formação mais abrangente, estaremos expondo a população ao risco de erros, danos, imperícias ou negligências. Infelizmente, nós estamos passando por um momento ruim e precisamos repensar a profissão em saúde no nosso país”, afirmou. 

Para a deputada Ana Paula Lima, que é enfermeira, a formação a distância dos profissionais de saúde não é apropriada e pode comprometer a qualidade do atendimento prestado de forma brutal. “Não se trata de revogar o papel das tecnologias e das inovações tecnológicas, algo que defendemos, e queremos a ampliação e o fortalecimento do seu uso, mas de uma forma apropriada, não como está acontecendo atualmente”, comentou. Ana Paula é autora do PL 293/2016, que veda os cursos técnicos em Enfermagem na modalidade EaD em Santa Catarina. 

Ronald dos Santos, presidente do Conselho Nacional de Saúde, participou da reunião e reafirmou o posicionamento da entidade, contrário ao EaD na Saúde. “Precisamos mostrar o que queremos e lutar para que os avanços alcançados na saúde não regridam. A saúde é direito de todos, não é uma mercadoria”, declarou.

A cobertura completa da audiência está nos sites oficiais do Coren-SC, em corensc.gov.br, e do Cofen, em cofen.gov.br. 

FONTE: Cofen; Coren-SC. 

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: