ABRAIDI organiza evento inédito sobre normas e ensaios de implantes

0

O 1º Workshop Normas e Ensaios de Implantes – A Segurança dos Implantes e o Estado da Arte no Desenvolvimento dos Produtos foi organizado pela Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores deImplantes – ABRAIDI, no Novohotel Jaraguá, em São Paulo. O evento, realizado pela primeira vez, teve o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – ABIMED e Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios – ABIMO.

“O inédito da iniciativa está na reunião, no Brasil, de especialistas internacionais, nacionais e da ANVISA na discussão de como projetar e produzir produtos seguros e eficazes. Desde a avaliação ampla de todos os riscos relacionados aos implantes até sua utilização, incluindo cumprimento de normas e realização dos ensaios necessários à demonstrar a adequação dos produtos ao uso, dentro de riscos conhecidos e controlados”, explica o diretor médico da ABRAIDI, Dr. Sérgio Madeira.
As apresentações tiveram a participação de engenheiros com pHD e dezenas de anos de experiências em indústrias globais como Johnson & Johnson, Stryker, Medtronic, Zimmer-Biomet, Wright, locais como Osteomed, Hexagon, além de integrantes da academia, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e laboratórios de testes brasileiros.
“Foram dois dias de intensa troca de conhecimento e solidificação de conceitos, para uma plateia de 170 profissionais de mais de 80 empresas de importação e distribuição de Dispositivos Médicos Implantáveis – DMIs”, lembra Dr. Madeira.
Para o diretor técnico da ABRAIDI, os conferencistas convidados representam o “porte de uma universidade, um MIT itinerante”. A qualidade dos implantes usados no Brasil está referendada por produtos com índice baixo de falhas e vida útil longa, como próteses de quadril e de joelho. “O trabalho da ANVISA, nos últimos 10 anos, contribuiu decisivamente para isso, inclusive para aprimoramento da indústria nacional”, destaca Dr. Sérgio Madeira.

Share.

About Author

Comments are closed.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições:


Sair da versão mobile