Abastecimento de produtos de diagnóstico in vitro deve voltar ao normal em breve

0

A Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), que reúne e representa mais de 40 empresas do setor de diagnóstico in vitro, divulgou ontem, 15, Nota de Esclarecimento sobre o desabastecimento recente de produtos de laboratório clínico e bancos de sangue. Segundo o documento, a entidade “vem envidando os maiores esforços para que tal situação se regularize o mais prontamente possível, minimizando, assim, o impacto para a população em geral, que necessita de testes eficazes e seguros, o mais precocemente possível”. 

A nota explica que o problema teve origem em uma mudança de procedimentos na área de Portos e Aeroportos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no fim de maio deste ano, que levou à retenção de vários itens no processo de liberação das importações em função de divergências entre os prazos de validade nos kits de diagnóstico e os registrados na agência reguladora. A CBDL informa que a questão já foi esclarecida em trabalho conjunto com a Anvisa, apontando, entre outros, que “é próprio e normal da área de diagnóstico in vitro que seus kits tenham prazos menores do que o registrado, já que o componente com menor validade neste kit determina a sua validade final”. 

Também foram identificadas falhas na atualização de dados no sistema de registro da agência, que impossibilitavam a visualização das informações pelos servidores de Portos e Aeroportos no momento da liberação e que estão sendo sanadas. Ficou acordado o trabalho de uma força-tarefa da Anvisa, pelo prazo de 90 dias, para acelerar a avaliação de todos os processos de extensão de validade (“para os casos superiores ao atualmente registrado”).             

A organização ainda afirma que “sempre atuou e atuará em parceria com a agência na busca da melhor alternativa para atender o mercado” e que está otimista quanto à solução do problema, “já que a Anvisa vem cumprindo a promessa de analisar as petições, liberar os produtos retidos e regularizar a situação que afligiu todo o segmento Saúde”.

A Nota de Esclarecimento da CBDL pode ser lida na íntegra em cbdl.org.br. 

FONTE: Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) (por meio da Assessoria de Imprensa). Foto: ilustrativa/Can Stock Photo. 

Share.

About Author

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clique nas capas abaixo para acessar o conteúdo digital das edições: